Pequenas atitudes que fazem de você um bom paulistano

Pequenas atitudes que fazem de você um bom paulistano

Em uma cidade como São Paulo, o caos está presenta a todo momento. Tenho percebido que a maioria das pessoas aqui não se esforça o mínimo para viver melhor e acabam reproduzindo hábitos ruins que poderiam ser evitados. Pensando nisso, separei algumas pequenas atitudes cotidianas que fazem de você não só um paulistano melhor, mas também um ser humano melhor!

1- Não jogue seu lixo no chão. Mesmo parecendo óbvio, infelizmente muita gente ainda faz isso. Não tem desculpa, sério! Se não tem lixeira por perto (coisa que deve ser revista pela prefeitura), coloque num saquinho, na mochila, no bolso ou até na mão até encontrar um local adequado. Juro que suas mãos continuarão intactas, com todos os dedos, depois de carregar seu próprio lixo 🙂

2- Se você é fumante, o item 1 serve também para os cigarros. Ninguém é obrigado a conviver com suas bitucas!

3- Ainda para os fumantes: quando parar pra fumar seu cigarro rotineiro, procure ficar afastado das pessoas em volta. Ninguém precisa respirar ou engolir fumaça do seu cigarro.

4- Use a seta! Outra coisa óbvia, mas muita gente esquece ou acha que não precisa avisar aos pedestres e outros motoristas pra onde vai. Se você é do tipo que quando dirige pelo bairro não usa a seta porque “não tem necessidade”, comece a usar agora mesmo! Nosso cérebro é treinado por repetição e se você não adquirir o hábito de usar em todas as ocasiões, raramente se lembrará quando for extremamente necessário.

5- Nas estações de metrô/ trem, se não estiver com pressa, se mantenha do lado direito da escada rolante. Eu realmente não entendo as pessoas que empacam do lado esquerdo enquanto outras querem passar, se você é uma delas, por favor, né!

6- No transporte público, ceda seu lugar para os idosos, gestantes e pessoas com deficiência mesmo que não esteja no assento preferencial. Questão de bom senso e empatia. E se você é do tipo que pensa: “Mas por que idoso tem que sair de casa em horário de pico? Deve estar passeando”, pare! O idoso tem direito de passear sim, sabia? E depois de trabalhar a vida inteira, natural que se cansem facilmente e suas pernas tenham maior dificuldade em suportar uma viagem inteira de trem.

7- Seja educado, evite conflitos. Seja no trânsito ou a pé, evite discussões e brigas, isso nunca leva a lugar algum. Se esbarrou em alguém, peça desculpas, se alguém esbarrou em você, releve e siga seu caminho. Uma pequena atitude grosseira pode acabar com seu próprio dia.

8- Homens: respeitem as mulheres na rua, não porque elas poderiam ser suas namoradas, mães ou irmãs, mas porque são seres humanos dignos de respeito. Então pare de tentar olhar dentro do decote e por baixo da saia quando ela subir as escadas, pare de dizer coisas ridículas nas ruas pra afirmar sua masculinidade.

9- Só ouça música no transporte coletivo quando estiver com fones de ouvido e, quando estiver com os fones, verifique se o volume está alto a ponto das pessoas ao seu redor ouvirem. Não importa se a música é boa ou ruim, incomoda!

Atualizado em 03/2021
Foto por michelle guimarães em Pexels

Sobre o autor

Gabriela, 23 anos, devoradora de livros e futura jornalista.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/10/pequenas-atitudes-que-fazem-de-voce-um-bom-paulistano/" width="100%" count="off" num="5"]