Fiesta de Los Muertos acontece neste fim de semana

Fiesta de Los Muertos acontece neste fim de semana

Foto: facebook.com/events/203628200061296/
Foto: facebook.com/events/203628200061296/

Amanhã e domingo (29 e 30/10), no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda), o Consulado do México em São Paulo, em parceria com a comunidade mexicana, organiza a Fiesta de los Muertos. Com apoio do Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho de Promoção Turística do México, o evento traz para a capital paulista a grande tradição mexicana, com altares, feirinha gastronômica e diversas atrações culturais.

Para os mexicanos, no Día de los Muertos, os entes queridos que já faleceram têm permissão para visitar seus parentes e amigos, que festejam com comida, música, decoração com flores, velas e incensos e as tradicionais caveiras (ou catrinas), em máscaras, fantasias e pinturas faciais. Na festa deste ano, o tradicional Altar de Muertos homenageará o cantor mexicano Juan Gabriel e o ator brasileiro Domingos Montagner, com as oferendas típicas dessa celebração que é declarada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O espaço de gastronomia será recheado com 20 barracas de comida mexicana e mais algumas de representantes de países vizinhos da América Latina. Com preços em conta, os participantes oferecerão pratos típicos da culinária mexicana, como quesadillas, enchiladas, tostadas e tacos. Participam do evento casas que também estão no Taco Tuesday Brasil, evento que promove a gastronomia mexicana com tacos e margaritas on the rocks em dobro. São elas o Obá, a Taquería La Sabrosa, o Mexicaníssimo, o Dedo de la Chica, o La Buena Onda e o La Mexicana.

No evento, as crianças também se divertem. No domingo, às 14h, um concurso de fantasias de catrinas premiará dois ganhadores com viagens nacionais e, durante o evento todo, todos poderão participar de oficinas de pinturas corporais. Fazem parte das atrações culturais conferências sobre a origem e o significado da festa tradicional mexicana, a exibição do filme “Festa no Céu”, do produtor Guillermo del Toro, um bazar de produtos mexicanos e atrações musicais típicas, além de uma exposição fotográfica sobre a data.

O evento tem entrada gratuita e vai das 12h às 21h no sábado e das 12h às 20h no domingo.

SERVIÇO

Fiesta de los Muertos

Datas: 29 e 30/10 (sábado e domingo)
Horários: sábado (29/10), das 12h às 21h; domingo (30/10), das 12h às 20h
Local: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, ao lado do metrô Barra Funda)
Entrada: gratuita
Estacionamento: portões 8 e 15
Facebook: facebook.com/events/203628200061296

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/10/fiesta-de-los-muertos-acontece-neste-fim-de-semana/" width="100%" count="off" num="5"]