Duran Duran no Lollapalooza Brasil 2017: ouça 12 sucessos da banda

Duran Duran no Lollapalooza Brasil 2017: ouça 12 sucessos da banda

Duran Duran (divulgação)

Eu sei que você já conhece, ou pelo menos ouviu falar, do Duran Duran, uma das atrações do 2º dia de shows do Lollapalooza Brasil 2017 (26/03).

O grupo inglês é um dos mais emblemáticos dos anos 80, e ainda faz muita gente dançar ao som de suas músicas que misturam rótulos como new wave, post-punk, pop rock e synthpop. Na verdade, esses rótulos são o que menos importa quando falamos de uma banda que consegue transcender gerações. Por isso, vamos voltar um pouco no tempo: o grupo foi formado no finalzinho dos anos 70 em Birmingham, sendo composto por Andy Taylor (guitarra), John Taylor (baixo), Nick Rhodes (teclados), Roger Taylor (bateria) e Simon LeBon (vocal). Desde então, além de ter músicas muito bem trabalhadas e performances que arrancavam elogios, o quinteto já começava a se caracterizar por usar uma estética altamente influenciada por grandes estilistas em suas roupas, fazendo a crítica e o público os conceituarem como elegantes e requintados. Isso os fez serem conhecidos como os “bonitinhos do rock”, rendeu a eles diversas capas de revistas voltadas para adolescentes e, consequentemente, popularizou ainda mais o grupo junto a esse público.

Anos 80 adentro, o Duran Duran foi construindo seu sucesso, revezando músicos em sua formação, gravando álbuns e colecionando bons, ótimos – e também maus momentos -, numa época em que seu gênero explodiu e se tornou símbolo de toda uma década, já que outras inúmeras bandas surfavam no sucesso que a new wave conquistava.

Nos anos 90, o sucesso do Duran Duran ganhou fôlego extra, principalmente com o lançamento do álbum “The Wedding Album” (1993), que estourou singles como Ordinary World e Come Undone (que você vai relembrar mais abaixo), cujos clipes foram dois dos mais pedidos pelo público da MTV em alguns países – incluindo o Brasil – naquela época. Em 1997, ainda sofrendo com mudanças em sua formação, o Duran Duran lançou o álbum “Medazzaland”, que não foi tão bem recebido por público e crítica, mas gerou o hit Electric Barbarella, a primeira música da história a ser disponibilizada para download na internet.

Em 2000, o Duran Duran amargurou seu pior álbum em termos de desempenho comercial: “Pop Trash”. Mas isso não significava que os primeiros anos do século que estava por começar seriam de trevas para o grupo. Eles puderam se apresentar no Superbowl XXXVII e, em 2004, fizeram uma tour pela Inglaterra com diversos shows em estádios lotados, e ainda lançaram “Astronaut”, álbum que teve muito sucesso nas paradas musicais inglesa e norte-americana e que tinha o hit (Reach up for the) Sunrise, que chegou a ocupar a 1ª posição na Billboard (EUA) e a 5ª posição no país de origem da banda. Assim, o grupo continuou fazendo shows e, em 2006, lançou o álbum “Red Carpet Massacre”, que ao contrário de “Astronaut”, foi um fiasco de popularidade e vendas.

Bom, agora pulemos para a década de 2010: em 2011, o Duran Duran veio ao Brasil pela terceira vez – a anterior tinha sido em 2008 -, para participar do festival SWU, em Paulínia – SP, e fez uma apresentação muito elogiada. 2011 foi também o ano em que o Duran Duran lançou “All You Need Is Now”, álbum bem-sucedido que antecede o trabalho mais recente do grupo, “Paper Gods” (2015), que contou com participações de John Frusciante (baixista do Red Hot Chili Peppers), da cantora Janelle Monáe e outros artistas. Atualmente, mesmo após inúmeras idas e voltas de músicos, o grupo continua quase que com a formação original, com exceção do guitarrista Dominic Brown no lugar de Andy Taylor.

Ufa… Esse é apenas um resuminho da longa e complexa história do Duran Duran. Agora, que tal relembrarmos os principais hits dos caras ao longo de seus quase 40 anos de existência? É claro que, na pequena seleção que fizemos, vai faltar muita coisa boa que os caras produziram, mas já dá pra se divertir e fazer aquele aquecimento básico pro show deles no próximo dia 26. Então, vamos começar?

  • Planet Earth foi o primeiro hit do primeiro álbum do Duran Duran, que leva o nome da banda e foi lançado em 1981:

  • Alguém duvida que Save A Prayer, do álbum “Rio” (1982), é a música mais conhecida do Duran Duran?

  • “Rio” também revelou Hungry Like The Wolf, outra música bem-sucedida:

  • “Seven and the Ragged Tiger” (1983) bombou três hits. Union Of The Snake foi o 1º deles:

  • Depois, vieram New Moon On Monday e The Reflex, coroando o sucesso do álbum:

  • Notorious, faixa-título do quarto álbum da banda, lançado em 1986, também é um hit muito conhecido:

  • “The Wedding Album” foi o 7º álbum da banda, lançado em 1993 – e teve a participação de Milton Nascimento em uma das músicas. Desse trabalho, duas músicas alçaram voos altos. Ordinary World é uma delas:

  • A outra, que assim como Ordinary World emplacou seu clipe nas paradas de sucesso da MTV, é Come Undone:

  • Electric Barbarella é o único sucesso de “Medazzaland” (1997), álbum que sucede “Thank You” (1995), composto por covers de artistas como Lou Reed e Led Zeppelin:

  • O álbum “Astronaut” (2004) foi muito bem recebido e elogiado por público e crítica. (Reach Up For The) Sunrise é um dos motivos desse sucesso:

  • “All You Need Is Now” (2011) mostrou ao público que o Duran Duran ainda estava em plena forma mesmo depois de 30 anos. Girl Panic! é exemplo disso:

  • Pra finalizar, “Paper Gods” (2015), trabalho mais recente do quinteto, mostrou sua cara com Pressure Off, gravada com a participação Janelle Monáe e Nile Rodgers:

Uma curiosidade final: o Duran Duran é a banda mais antiga do line-up do Lollapalooza Brasil 2017, sabia?

Para saber mais informações sobre o show da banda inglesa no festival, como o horário previsto, que ainda será divulgado; ou para garantir seu ingresso, acesse o site oficial do evento.

O Lollapalooza Brasil 2017 acontece no Autódromo de Interlagos em 25 e 26/03 (sábado e domingo), e terá, respectivamente, Metallica e The Strokes como headliners. Não deixe de conferir as matérias especiais que fizemos sobre o Rancid e o Jimmy Eat World, bandas que também são atrações do festival.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/03/duran-duran-no-lollapalooza-brasil-2017/" width="100%" count="off" num="5"]