Hambúrguer do Seu Oswaldo: a tradição do Ipiranga

A lanchonete é referência quando o assunto é simplicidade e sabor

Foto: 3P

Toldo azul, azulejos quadrados, banquetas em volta de um balcão e o delicioso cheirinho de hambúrguer na porta. Dificilmente quem passa em frente ao Hambúrguer do Seu Oswaldo, e conhece a sua fama, deixa de entrar.

Localizado no número 1657 da Rua Bom Pastor, no Ipiranga, a lanchonete é referência quando falamos de hambúrguer simples e de qualidade. Criado em 1966, o local é frequentado desde moradores do bairro a pessoas que vem de longe para experimentar os lanches, que pouco mudou nesses mais de 50 anos de existência.

“A única mudança que teve foi no espaço, que foi ampliado na última década. De resto, continua tudo igual: as mesmas receitas, o mesmo cardápio e o mesmo jeito de atender. Tudo em memória ao seu Oswaldo, quem faleceu há nove anos, e que acreditava que em time que está ganhando não se mexe”, diz Luiz Gomes, garçom há 18 anos.

Foto: Ana Paula Moreira

O lanche mais vendido é o X- Salada. Feito com pão fresquinho e levemente tostado na chapa, hambúrguer fininho, molho de tomate especial, maionese caseira, queijo prato e salada, que custa R$ 17,50. Para quem gosta dos mais incrementados, pode pedir o X- Bacon, que é igualmente gostoso, por R$ 18,50. Detalhe: as únicas formas de pagamento são em dinheiro ou cheque.

Já para os fãs de hambúrguer com fritas, o Seu Oswaldo não é a melhor opção. O local tem um cardápio restrito: não oferece acompanhamentos, sobremeses ou bebidas que são clássicas em lanchonetes, como milk-shake. Além de hamburguês e sanduíches, servem apenas refrigerantes (preferivelmente em garrafa de vidro), sucos e refrescos de uva e laranja.

Outra coisa que precisa se atentar é a disponibilidade de lugares. Como a maioria dos assentos fica em volta do balcão e há poucas mesas, o espaço está quase sempre cheio. Sexta e sábado à noite, a fila pode chegar à 1h de espera. Aos domingos, não abre.

Foto: Ana Paula Moreira

“Venho com a minha esposa aqui há mais de 40 anos. Mesmo morando em Perdizes, continuamos vindo ao Ipiranga para comer o melhor hambúrguer de São Paulo. Não nos incomodamos com as filas, sentar no balcão ou comer em pratos de plástico. Tudo isso faz desse lugar único”, afirma o comerciante Elcio Moreno.

O Hambúrguer do Seu Oswaldo é o lugar certo para quem aprecia um bom hambúrguer – feito de forma artesanal – e um ambiente familiar. A lanchonete já recebeu várias premiações da revista Veja e do Guia do Hambúrguer, como uma das melhores do ramo da cidade de São Paulo. Vale a pena conferir…difícil será não voltar.

Serviço:

Hambúrguer do Seu Oswaldo 

Rua Bom Pastor, 1657 – Ipiranga

Segunda à sábado (exceto a feriado), das 12h às 22h

Comentários