Senhoras e senhores, o Planetário do Ibirapuera

Senhoras e senhores, o Planetário do Ibirapuera

Combinei de passear com a minha sobrinha de 11 anos. Perguntei o que gostaria de fazer e ela disse que queria visitar o Planetário do Ibirapuera. O planetário! Nunca estive lá, shame on me!

Fiquei bem feliz com a sugestão dela. Primeiro porque demonstra a importância de termos opções culturais e inteligentes para todas as idades. Segundo porque esse é um passeio que vira e mexe pensava em fazer, mas não fiz. Então esta é a oportunidade perfeita!

Fui pesquisar e descobri que é de graça, e muito procurado. Então se programe para chegar bem antes do início da sessão para conseguir uma vaga. São 308 senhas no total, e uma parte delas é direcionada para atendimento prioritário. Parece muito, mas não é.

Tivemos a sorte de contar com a virada no tempo; parque com chuva não atrai muita concorrência, pois bem!

O Planetário Aristóteles Orsini fica dentro do Parque do Ibirapuera e foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957. É administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, e o complexo completa 60 anos em 2017.

Estava fechado há 3 anos e reabriu no ano passado, após uma importante reforma. O projetor é alemão e antigo, e há rumores que logo logo será trocado por um projetor digital – ou seja, vou de novo!

A sessão dura em média 40 minutos e é muito bacana! Juro que quando acabou me espantei, porque tinha a sensação de que estava há apenas uns 15 minutos só lá dentro…

Muito legal ver o céu de Sampa City sem a interferência natural da cidade grande. Recomendo! Ainda mais quando você está com crianças e quer fazer algo diferente do combo lanche + cinema!

Serviço:

Planetário Aristóteles Orsini
Parque do Ibirapuera – Portão 3
Sessões: 10h, 12h, 15h e 17h aos sábados, domingos e feriados nos meses de março a junho e agosto a novembro.Em janeiro, fevereiro, julho e dezembro, sessões durante a semana, sempre entre quarta e sexta, serão abertas ao público também.
Informações no portal da prefeitura.
Gratuito.

Atualizado em 02/2021
Foto por Sérgio Valle Duarte em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Terráquea, yogini, entusiasta das mídias sociais e das infinitas possibilidades que a vida digital oferece. Cosmopolita baseada em Sampa City, cidade que ama com fervor!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/03/planetario-ibirapuera/" width="100%" count="off" num="5"]