Ícone do site Sobreviva em São Paulo

“São Paulo é uma cidade feita de pedaços de sonhos de um monte de gente.”

Ao-Pe-Do-Ouvido-Sesc-Pinhei

 

Neste final de semana encerrou a temporada no Sesc Pinheiros do espetáculo Ao Pé do Ouvido.

Em formato de audiopeça, onde os atores usam textos construídos a partir das palavras exatas ditas por um ou mais entrevistados, o espetáculo mostra a história de sete pessoas que vieram a São Paulo em busca de melhores oportunidades. Vindos da Bahia, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte eles desmistificam as lendas em torno do nordestino e do nortista, mostrando que no novo estado ocuparam as mais diversas funções.  Se tornaram médicos, atrizes, costureiras, porteiros, babás, pedreiros, jornalistas,etc.

Cada personagem narrou os desafios que enfrentaram, houve os cases de sucesso e os de frustração. Cada um a sua medida, mostrou a sua reação frente a xenofobia que enfrentam diariamente desde as mais graves até as mais cotidianas como a famosa expressão “ Isto é coisa de baiano”.

Eles encantaram , cativaram, emocionaram, arrebataram com suas narrativas que incluem criticas e agradecimentos a São Paulo.

Algumas figuras apareceram no discurso inocente de uns e extremamente intelectualizado de outros desde  Collor de Mello, eleito a presidência da Republica por São Paulo, dono de emissora em Alagoas, mas que na verdade é carioca,a atriz Suzana Vieira com seu sotaque que parece incomodar. Além destes nomes o discurso não poderia excluir temas como bolsa família , crise hídrica , entre outros que aquecem a relação com os paulistas.

O último personagem conta, após ter ouvido atentamente a cada um, a experiência de não ter saído de sua terra e divide as impressões que têm de seus amigos que migraram e novamente desmistifica a impressão que temos da vida no norte e no nordeste do país.

Como foi emocionante ver que algo tão simples como um sensor de luz ou um bebedouro digital pode ser tão impactante quando vistos pela primeira vez. Como ganharam valor o RG, a carteira profissional e o certificado do ensino fundamental. Como alguns monumentos que vejo todos os dias e banalizo se tornaram monumentos a partir deste sábado. Valeu apena pelo conteúdo e também pela performance dos atores que não tinham os textos transcritos antes demonstraram sua enorme capacidade de audição e interpretação ao reproduzir os áudios de seus celulares.  Você pode ouvir um pouco e se impressionar através deste link:

http://www.nucleoexperimental.com.br/portal/index.php/breve/ao-pe-do-ouvido

 

Sobre o autor

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/10/sao-paulo-e-feito-de-pedacos-de-sonhos-de-um-monte-de-gente/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile