Exposição sobre o pós-impressionismo começa em abril

Exposição sobre o pós-impressionismo começa em abril

As obras de Van Gogh vão participar de uma exposição pós-impressionista em São Paulo no primeiro semestre de 2016, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

van gogh exposição
A Noite Estrelada, 1889 – The Starry Night Oil on canvas 73 × 92 cm, 28¾ × 36¼ in.

 

Update de informação em 11/02/2016.
Anteriormente noticiamos que a exposição seria exclusivamente sobre Van Gogh, quando na verdade ele apenas faz parte de um movimento artístico abordado pela exposição. Além disso, a assessoria nos informou que a exposição terá início em abril.

 

 

Você sabia?

A Noite Estrelada, uma das obras mais famosas do pintor, antecipou conhecimentos sobre a Física. O vídeo abaixo mostra como Van Gogh captou o movimento da luz em sua pintura:

É verdade que ele arrancou a própria orelha?

Autorretrato, primavera de 1887, pintura a óleo, 42 × 33.7 cm, Art Institute of Chicago (F 345)
Autorretrato, primavera de 1887, pintura a óleo, 42 × 33.7 cm, Art Institute of Chicago (F 345)

No dia 23 de dezembro de 1888, o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh, que sofria de depressão, cortou parte de sua orelha esquerda, na cidade francesa de Arles.

O pintor levou o pedaço cortado para uma prostituta amiga sua. O motivo da automutilação teria sido um desentendimento com Gauguin, durante uma caminhada, em que Van Gogh mostrou uma navalha aberta e assustou o amigo. Após cortar a própria orelha, Van Gogh voltou para sua casa e dormiu como se nada houvesse acontecido.

Ele foi encontrado pela polícia desmaiado e ensanguentado. Foi levado ao hospital, onde ficou por 14 dias. Assim que recebeu alta, pintou o “Auto Retrato com a Orelha Cortada”.

Após o episódio, o comportamento de Van Gogh piorou e ele começou a sofrer com paranoias, imaginando que alguém quer lhe envenenar. Com isso, sofre novas internações, mas nenhuma delas dá resultado definitivo.

Deprimido, no dia 27 de julho de 1890 o pintor vai ao campo, onde teria dado um tiro contra o próprio peito. Ele morreu dois dias depois, em Auvers-sur-Oise, aos 37 anos de idade.

Fonte: History

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

Comentários

Leave a Comment