Virada Inclusiva: três dias de cultura, inclusão e conscientização

Virada Inclusiva: três dias de cultura, inclusão e conscientização

Foto: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foto: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

No primeiro fim de semana de dezembro, o estado de São Paulo será tomado pela onda da inclusão. A 7ª edição da Virada Inclusiva, realizada pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, acontece de 02 a 04/12, na capital e em outros cerca de 30 municípios do estado, com ações culturais, esportivas e de lazer.

Além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 03 de dezembro, a Virada incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô e todos os espaços possíveis.

O evento conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível, que começou no estado de São Paulo e vem se ampliando em uma grande celebração internacional. A programação da Virada Inclusiva deste ano pode ser conferida neste link.

Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne pessoas que acreditam e buscam uma sociedade para todos. São três dias em que podemos vislumbrar a inclusão, pré-requisito para uma sociedade sustentável.

Exposição

De 02 a 07 de dezembro, São Paulo recebe a exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”. A mostra, que integra a Virada Inclusiva, fica alocada no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2000) e é realizada pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão.

A exposição apresenta 12 personalidades brasileiras e estrangeiras que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento e que contribuíram para a humanidade. Os nomes em destaque participaram da luta por direitos humanos e pelo acesso a arte e a cultura, deixando sua marca no processo de busca pela melhoria da qualidade de vida em sociedade. Além disso, contam com um aspecto em comum: a deficiência.

Os visitantes são convidados a conhecer as instigantes trajetórias das personalidades por meio dos sentidos. As 12 instalações promovem a interação sensorial com o público de diferentes formas, com referência à habilidade que tornou notório cada nome da lista.

Algumas das experiências serão fazer o próprio registro artístico no mini-ateliê da pintora Anita Malfatti, testar as técnicas do fotógrafo cego Evgen Bavcar, tentar ler ou escrever em braile na instalação sobre Dorina Nowill ou, ainda, sentir a vibração da “Ode à Alegria”, da 9ª. Sinfonia, no display relativo a Beethoven.

A exposição é acessível, conta com audiodescrição e textos em dupla leitura (braile e Português ampliado) e após o período, ficará exposta no Memorial da Inclusão, de 08 de dezembro de 2016 a 19 de janeiro de 2017.

SERVIÇO

Virada Inclusiva

Período: de 02 a 04/12 (sexta a domingo)
Locais e programação: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/

Exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”

Período:
de 02 a 07/12 (de sexta a quarta-feira)
Local: Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2000)

Depois, a exposição ficará à disposição de visitantes conforme abaixo:

Período: de 08/12/16 a 19/01/17, de segunda a sexta-feira.
Horário: 9h às 17h
Local: Memorial da Inclusão/Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda (próximo à estação de ônibus/trem/metrô Barra Funda)

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/11/virada-inclusiva-tres-dias-de-cultura-inclusao-e-conscientizacao/" width="100%" count="off" num="5"]