5 Maneiras alternativas de acalmar seu cão durante a queima de fogos

5 Maneiras alternativas de acalmar seu cão durante a queima de fogos

Quem tem cão em casa sabe o quanto as festas de fim de ano são infernais para os cachorros. Enquanto a maioria dos humanos está comemorando e a maioria dos gatos está pouco se importando com tudo isso, os cães estão desesperados, ou tremendo ao lado dos donos ou latindo como se suas vidas dependessem disso. Em todos os casos, é uma situação estressante para donos e peludos (e donos peludos também).

Esse método prende seu cão com uma faixa de pano para que a circulação do sangue das regiões extremas do corpo seja estimulada, diminuindo as tensões durante picos de estresse, como por exemplo a queima de fogos.

O ato de “amarrar” atua no sistema nervoso do canino, que recebe o “toque”, envia ao cérebro pelo sistema nervoso e o deixa mais calmo. Ou seja: como o corpo do bichinho sente a pressão das faixas, ele se sente “abraçado”, deixando-o mais tranquilo. É claro que isso varia de cão para cão, porque nenhum deles é igual. Ainda assim, vale a tentativa.

Mas atenção: não exagere na força em amarrar as faixas, pois isso pode machucar o cachorro.

  • Caixas de papelão

Um clássico entre donos de gatinhos, as caixas de papelão também podem ser uma opção para os cachorros. Como eles se sentem mais calmos em locais mais apertados, as cachas podem oferecer a ideia de segurança.

  • Deixe que o cão se esconda

É melhor deixar que o cão corra e se esconda do que segurá-lo no colo. Sofrer com seu cachorro deixa as coisas ainda piores, pois nosso estado de espírito pode piorar ainda mais o nervosismo do bichinho. Ou seja: Se ele quiser se esconder, não brigue com ele. Deixe a porta do quarto aberta, a casinha e água a disposição. Ele precisa ser respeitado nesses momentos.

  • Converse com ele

O som da nossa voz acalma os cãezinhos. Converse, faça carinho, fique bem tranquilo. Não deixe o seu cachorro preso na coleira e prepare um cantinho bem zen pra ele. Caminha, água fresca e tudo pra o bichinho se acalmar.

Uma boa fica é separar os cães se você tiver mais de um, pois no calor do momento eles podem acabar brigando (mas isso depende da relação entre os cães, pois alguns se sentem melhor quando estão com os companheiros).

Se ele fizer xixi no meio da sala ou quebrar alguma coisa, não brigue com ele. É uma situação fora do comum e você não precisa estressá-lo mais ainda.

  • Dicas importantes:

Não se deve punir o animal, mesmo que ele faça xixi em algum local errado.
Feche bem janelas e portas para a rua, pois no desespero os animais querem simplesmente correr.
Não ofereça comida da ceia, pois ninguém merece um desconforto gástrico no meio do ano novo.
Não deixe o cão preso na coleira, pois isso pode acabar sendo fatal.

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/12/5-maneiras-alternativas-de-acalmar-seu-cao-durante-queima-de-fogos/" width="100%" count="off" num="5"]