Roteiro Zona Norte: Parques

Roteiro Zona Norte: Parques

Quantas vezes você já buscou alguma coisa para fazer perto da sua casa e não achou onde ir? Por isso resolvi fazer um roteiro de coisas para se fazer, e dessa vez, será na Zona Norte de São Paulo. Teremos posts sobre bares, bibliotecas, restaurantes, museus, e muito mais. Hoje o foco está nos parques. 

Quantos parque você conhece na Zona Norte? Vamos deixar o Ibira e o Villa Lobos de lado, e vamos marcar uma caminhada em um parque diferente (quem sabe perto de casa).

1 – Parque da Juventude

O primeiro parque que nos vem à mente quando se trata de Zona Norte de São Paulo é o PJ. Com localização privilegiada próxima ao metrô Carandiru, o parque possui quadra de tênis, pista de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, áreas de ginástica. Além de restaurante e lanchonetes (com espaço para piquenique) e um espaço canino, onde os pets podem ficar soltos.

O parque foi feito onde era o antigo presídio (Casa de Detenção de São Paulo) e restaram apenas três celas que fazem parte do espaço Memória do Carandiru.

Para fazer seu Roteiro da Zona Norte no Parque da Juventude:
Horário: 
O parque funciona todos os dias da semana (Área Verde funciona das 6h às 18h e a Área Esportiva funciona das 6h às 22h)
Endereço:  R. Manuel dos Santos Neto, 23 – Santana

2 – Horto Florestal

O Parque Estadual Alberto Löfgren foi a primeira área de conservação implantada no estado de São Paulo. Mais conhecido como Horto Florestal, o parque possui área para piqueniques, playground, palco de eventos, equipamentos de ginástica, lagos, e o Museu Florestal. Com grande variedade de espécies de animais e árvores.

O Roteiro da Zona Norte no Horto Florestal acontece:
Horário: Diariamente das 06h às 18h (Excepcionalmente das 6h às 19h, no horário de verão)
Endereço: R. do Horto, 931 – Horto Florestal

3 – Parque Estadual da Cantareira

Localizado ao lado do Horto Florestal, o parque é uma das maiores área de mata tropical e abriga espécies de animais em extinção. Além da vista maravilhosa (não esqueça sua câmera), o parque disponibiliza algumas trilhas. Não é permitida a entrada de pets, nem práticas de esporte e ciclismo. É para ir e desfrutar da natureza. 

O Parque Estadual da Cantareira é dividido em quatro núcleos: Núcleo Pedra Grande, Núcleo do Engordador, Núcleo Águas Claras e o Núcleo do Cubuçu. Cada um possui suas particularidades (museus, playground, cachoeiras, entre outras) e trilhas especificas. 

Para fazer seu Roteiro da Zona Norte no Parque Estadual da Cantareira:
Horário: O parque funciona de sábado, domingo e feriado, 8h às 17h.
Endereço: Rua do Horto, 1799

4 – Parque Lions Clube Tucuruvi

Tem playground, pista de Cooper, quadras poliesportivas e quadras de areia, além de espaço para piquenique e churrasqueira. O Parque Lions Clube Tucuruvi apresenta uma grande diversidade de árvores, incluindo algumas ameaçadas.

O Roteiro da Zona Norte no Lions Clube acontece:
Horário: 6h às 18h
Endereço: Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 Barro Branco

5 – Parque do Trote

Localizado na Vila Guilherme, o Parque do Trote possui pista de Cooper, pista de corrida, ciclovia e espaço para alongamento, quadra poliesportiva, playground e churrasqueira.

Quando posso fazer esse Roteiro Zona norte?
Horário: das 5h30 às 20h (Portaria 1) / das 5h30 às 18h e 5h30 às 20h (Portaria 2 e horário de verão)
Endereço: Rua Nadir Dias de Figueiredo, s/n (Portaria 1) / Rua São Quirino, 905 (Portaria 2) – Vila Guilherme

Nosso Roteiro da Zona Norte está só começando. Foram cinco parques para você conhecer, ir de novo, praticar alguma atividade física ou tirar boas fotos. Sem falar que nossa terceira opção vai garantir várias visitas devido a quantidade de trilhas para se fazer por lá.

Atualizado em 02/2021
Foto por Jorge Kavicki Jkavicki em Pixabay 

Sobre o autor

Sonhou a vida inteira em ser perita criminal, mas largou tudo e foi cursar publicidade e voltou a escrever. Se apaixonou por viagens e por descobrir lugares novos. Fã de Sex and The City e drinkeira nas horas vagas.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/02/roteiro-zona-norte-parques/" width="100%" count="off" num="5"]