Vila Digital: Exposição interativa conta história da TV no Brasil

A mostra é grátis e marca o fim do sinal analógico, que acontecerá no dia 29 de março na grande São Paulo

Divulgação

No dia 29 de março, o sinal analógico deixará de funcionar em São Paulo e nas cidades no entorno. Para marcar essa transição, a Seja Digital, entidade responsável por esse processo de migração, criou a exposição interativa “Vila Digital”.

A exposição que proporciona uma “viagem no tempo”, contando a história da TV brasileira, fica no Centro Cultural dos Correios, no centro de São Paulo. A “Vila Digital” vai até o dia 31 de março e a entrada é gratuita.

A mostra conta com aparelhos que com certeza vão despertar a nostalgia em quem viveu as várias fases da TV no Brasil. Já na entrada da “Vila Digital”, o visitante encontra aparelhos de televisão antigos, cada um marcando uma década.

Nelas, é possível assistir aos clássicos de cada período: os comerciais dos anos 50, os musicais e programas de auditório dos anos 60, os programas de humor dos anos 70, os clássicos clássicos infantis dos anos 80, os flashes esportivos dos anos 90 e as cenas da dramaturgia dos anos 2000.

Interatividade

Conforme vai caminhando, o visitante traça um caminho iluminado no chão, que o leva até a era digital. Nesse trecho da caminhada, a exposição não só mostra, como permite que o visitante interaja com as atividades que marcam essa nova era.

Divulgação

Entre eles, os óculos 3D, que permitem a experiência da realidade virtual. Há também um espaço para tirar foto com montagens digitais de artistas da TV e um estúdio de TV digital. Ali, a pessoa tem acesso a cenário e fundo em chroma key, onde é possível simular ao vivo a gravação de um programa televisivo.

Além de tudo isso, diversos jogos são oferecidos em uma mesa touch screen e em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esse espaço tem como intuito mostrar os benefícios da banda larga de 4ª geração. Segundo a Seja Digital, essa tecnologia será expandida no Brasil com o desligamento do sinal analógico de TV.

Divulgação

 

Desligamento em todo o Brasil

O processo de migração do analógico para o digital na televisão brasileira começou em abril de 2015. De acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Para saber se a sua TV já é digital é bem simples. Se ela foi fabricada depois de 2010 e tem aqueles botões coloridos (vermelho, verde, amarelo e azul), então é só conferir se a sua antena pega o sinal digital e os canais digitais disponíveis. Se a sua TV não é digital, você vai precisar de uma antena e conversor.

Kit gratuito

Para democratizar o acesso à TV digital, a Anatel está distribuindo kits gratuito para pessoas de baixa renda. O kit conta com antena, conversor e controle remoto.

Na grande São Paulo, cerca de 1,8 milhão de domicílios têm direito a receber o kit entregue pela Seja Digital. Os que têm direito a receber são os beneficiários de programas que se utilizam do Cadastro Único, do governo federal. Entre os programas estão o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Carteira do Idoso.

Para ter acesso ao kit, a pessoa deve acessar este site e informar o CPF ou o NIS. Outra opção é ligar para o número 147. Então, é só agendar a retirada do kit em uma das agências dos Correios.

Vila Digital
Onde? Centro Cultural dos Correios, no Vale do Anhangabaú
Quando? De terça a domingo, das 11h às 17h, até 31 de março.
Quanto? Grátis

 

Comentários

23 anos, jornalista, mineira, adotada por São Paulo, ama os temas cidade, gente e cultura e é viciada em problematizar.