Visitamos o Castelo Rá Tim Bum!

Visitamos o Castelo Rá Tim Bum!

A turma que nasceu nos anos 90 cresceu assistindo Castelo Rá Tim Bum e sonhando em entrar no castelo que ficava no meio da cidade. O porteiro animado que fazia as visitas entrarem pulando ou imitando algum animal, o quarto do Nino que era uma porta secreta muito louca, a tia que raramente saía de seus aposentos, o gato da biblioteca e o tio que gritava “raios e trovões!” quando ficava irritado.

Todo mundo que tem entre 20 e 25 anos, provavelmente queria ser amigo do Nino, Zeca, Biba e Pedro. Admita, você também era doido por algum cantinho daquele castelo! Das cozinhas cheias de gavetas, a árvore com uma cobra falante, o Lustre do Castelo ou o mundo paralelo (?) onde Marcelo Taz dizia “porque sim não é resposta!“.

O tempo passou e a vida nos reservou uma surpresa para nós, órfãos de uma série de 90 episódios de pura magia. O Memorial da América Latina, em São Paulo, trouxe o Castelo Rá Tim Bum para a realidade e vai abrir as portas ao público dia 31 de março (sexta-feira), às 19h. 

A megaprodução promete ser uma das grandes atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo e foi construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade. O Castelo voltou para comemorar os 28 anos do Memorial da América Latin.

A equipe do Sobreviva em São Paulo foi conferir tudo antes e dar um gostinho para quem está ansioso pela visita!

Tudo começa com a torre com 15 metros de altura, chamando a atenção de qualquer um e a bandeira tremulando faz o coração acelerar de ansiedade. O catavento dá aquele cheiro de infância e Clift Cloft Still, a porta se abriu!

O interior do Castelo é uma réplica exata da série, com detalhes que a mente só se lembra depois de ver. Nesta exposição, são 21 cenários fielmente reproduzidos dos originais e um bônus especial dedicado a Penélope, com o cenário do Telejornal que apresentava e o quarto de sua filha Nina.

O piso, a árvore da Celeste, as escadas em direção à torre da Tia Morgana e o Lustre do Castelo. Tudo lá, real, ao alcance das mãos. Em alguns cenários, é possível sentar em sofás, abrir gavetas, tocar piano, descobrir o que tem dentro de uma caixa secreta ou viajar no espaço sideral.

Na biblioteca, existem 6 livros “mágicos” que falam, basta você acioná-los através de botões. E o Gato Pintado está ali, dando algumas dicas de quais livros escutar.

Nos encanamentos do Castelo, o Mau e o Godofredo te recepcionam em um ambiente com “vermes” e um cheiro característico. Quem aí esta pronto para a gargalhada do Mau?

Com o Rato do Castelo, no banheiro, você verá ele tomando banho e cantando nossa música favorita. “Tchau preguiça! Tchau sujeira! Adeus cheirinho de suor!”. Ou que tal esperar o Bongo trazer a melhor pizza de São Paulo, sentado na mesa da cozinha.

Quem lembra por onde a Caipora chegava? Nas janelas da cozinha, onde o tanque de lavar a mão antes das refeições está te esperando para cantar “Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira”.

Quem nunca sonhou em fazer parte do grupo do João de Barro e as Patativas? Você pode nascer um passarinho e adivinhar qual som é aquele que está tocando. Ou voar até o lustre do Castelo e ver com o seus próprios olhos como é ser como a Lana e a Lara.

Um dos cenários é dedicado ao carinho dos fãs. Quando você era criança, já enviou alguma cartinha para o Castelo? Talvez você possa encontrar a sua lá!

O diferencial da exposição do Memorial é a faixada do castelo. A  tecnologia também ajuda a imergir o vistante ao universo imaginário ( e agora real) do castelo. Ela é conduzida através da interação com a Celeste, Adelaide e Gato Pintado ou a projeção do Nino e da Penélope.

Fotos, mini-documentários com depoimento dos atores (cedidos pelo MIS), documentos e fotos com as primeiras provas de roupas e os figurino. originais  marcam presença. O Tap e Flap original  e o Rato do Castelo entre outros moradores do Castelo, também estão em exposição, assim como objetos de cena usados durante as gravações.

Toda a exposição possuí estrutura preparada para acesso de cadeirantes e  a possibilidade de visita guiada em libra.

Se você mora em São Paulo e cresceu assistindo esse programa, você TEM que ir à essa exposição!

Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Abertura para o público: dia 31/3, às 19h
Visitações: terça a sexta-feira, das 9h às 20h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada, R$ 10,00)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Texto de Gabi Leão. Colaboração de Bruna Blumfeldt e Rodrigo Lima.

Sobre o autor

Cinéfila, que ama Star Wars e viciada no gênero terror. Jornalista e documentarista que tem um doc. no Youtube (Se inscreve lá: Bruna Blumfeldt) com mais de 30 mil views.Geek, amiga das drags e apaixonada pela diversidade de São Paulo. Ah, e adora pipoca com mms!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/03/castelo-ra-tim-bum/" width="100%" count="off" num="5"]