Estreia de “Fragmentado”: oportunidade de relembrar outros filmes que abordam o Transtorno Dissociativo de Identidade

Estreia de “Fragmentado”: oportunidade de relembrar outros filmes que abordam o Transtorno Dissociativo de Identidade

No último dia 23 de março, estreou em todo Brasil o mais novo filme do diretor M. Night Shymalan: “Fragmentado” (Split). O suspense/terror psicológico gira em torno de Kevin (James McAvoy), diagnosticado com Transtorno Dissociativo de Identidade (ou, de uma maneira mais clara, possui múltiplas personalidades), que sequestra três garotas que aos poucos vão descobrindo suas “facetas”.

De uma maneira bem simplista, podemos caracterizar o transtorno dissociativo de identidade como diversas personalidades, muito distintas umas das outras, coabitando um mesmo corpo. Há diversas discussões de especialistas na área de psicologia e psiquiatria sobre a existência real do transtorno. Porém, ele é reconhecido e descrito nos manuais de diagnósticos de transtornos mentais. Além disso, na vida real, já foram relatados casos, relacionados ou não a crimes brutais, envolvendo o diagnóstico de múltipla personalidade.

Para conferir onde está passando o filme Fragmentado e os horários, clique aqui.

Para você que se interessou no assunto, preparamos uma listinha de filmes nesta mesma pegada suspense/terror psicológico:

1. Amigo Oculto (2005)

Com a direção de John Polson, o filme conta história do psicólogo David (Robert De Niro) que depois da morte de sua esposa, se muda com sua filha Emily (Dakota Fanning), de 9 anos, para uma casa afastada da cidade. A coisa toda fica macabra quando Emily desenvolve um amigo imaginário e coisas terríveis começam a acontecer.

 

2. Identidade (2003)

O filme conta história de um grupo de pessoas que ficam presas em um motel, por conta de uma forte tempestade. Porém, o clima fica pior quando as pessoas do grupo, uma a uma, começam a ser assassinadas e eles precisam desvendar o mistério sobre o assassino e o que os une naquele lugar. Sob direção de James Mangold, o elenco é composto por John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, Pruitt Taylor Vince, entre outros.

 

3. Ilha do Medo (2010) 

Tem Leonardo DiCaprio, tem Mark Ruffalo e tem Martin Scorsese! A trama se passa num hospital psiquiátrico para criminosos nos anos 50, onde o detetive Teddy (Leo DiCaprio) é chamado para desvendar o desaparecimento de uma paciente. Lá, ele tem que enfrentar seus próprios medos e traumas.

 

4. Janela Secreta (2004)

A história gira em torno de Mort Rainey (Johnny Depp), escritor que se isola em uma cabana durante o seu processo de separação. Porém, um cara chamado John Shooter (John Turturro) aparece acusando de plágio – pelo seu livro “Janela Secreta” – e começa a fazer ameaças que no decorrer do filme vão ficando mais sérias e perigosas. Direção de David Koepp.


Agora, é só preparar o sofá e o balde de pipoca! Enjoy!

Sobre o autor

Ariana, psi e ainda com fé na humanidade.

Comentários