MIS comemora Record Store Day 2017 em grande estilo

Foto: Record Store Day 2016. Crédito: Letícia Godoy

Celebrado em muitos países, o Record Store Day foi criado em 2007, no Estados Unidos. O primeiro evento aconteceu no dia 18 de abril de 2008, reunindo gravadoras independentes, fãs e artistas em prol da cultura dos discos. No Brasil, a data vem ganhando força nos últimos anos, principalmente em São Paulo, quando começou a ser comemorada no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Neste ano, o museu em parceria com a Locomotiva Discos, grande loja de LPs e CDs de São Paulo, fará uma grande festa, com direito a feira de expositores, palestras, show, oficinas de DJs, food trucks e discotecagem durante todo o dia.

Para os amantes de LPs, a Feira de Discos de São Paulo estará presente com 80 participantes: colecionadores, sebos e lojas, como a Casarão do Vinil, que venderá discos a R$1,99, ou a Passarela do Som, especializada na venda de vitrolas e toca-discos.  Cada pessoa também poderá levar 50 LPs, para venda ou troca com expositores.

Foto: Record Store Day 2016. Crédito: Letícia Godoy

Já para quem quer saber mais sobre o mercado musical, o evento contará com palestras no Auditório do MIS, a partir das 14h, sobre quatro temas: Colecionismos de Discos, Lojas de Discos, A História da Fábrica de Discos e Selo e Gravadoras. No foyer educativo, haverá a roda de conversa Vinho e Vinil com Aurora e Beto Bruno, com a sommelière Renata Guidot e o vocalista da banda Cachorro Grande.

Musicando a tarde, as bandas Autoramas e Mundo Alto farão shows gratuitos, além de lançarem um split em vinil, pela gravadora independente HBB , fazendo jus ao Record Store Day. Haverá também a discotecagem 100% em vinil dos DJs Mariana Boaventura, Ana Dienstmann, Fabio Bardella e Cecilia Yzarra (Peru).

Durante o todo o evento acontecerá oficinas de DJ, mini aulas oferecidas pelas escola Beatsmasters, e a gravadora  Vynil Lab estará gravando discos Lo-Fi ao vivo em sua estação móvel – será possível gravar a sua música autoral no local.

Programação completa abaixo:

PALESTRAS
Local: Auditório MIS
Capacidade: 172 lugares
Entrada:Gratuita. Retirada de senha com uma hora de antecedência de cada palestra na Recepção do MIS
Duração: 60 minutos cada

 Colecionismo de Discos – 14h
Colecionadores de discos contam como começaram suas coleções, como é o hábito de colecionar e revelam seus discos preferidos.
Convidados: Luanda Baldijao, Italo Escarparo, Bruno Souto e Frederico Sartorelo
Mediador: Bento Araújo (Poeira Zine)

Lojas de Discos – 15h30
Quatro lojas de discos foram chamadas para contar detalhes sobre como é administrar uma loja de discos nos tempos atuais, revelando histórias inusitadas e folclores desse universo.
Convidados: André Fiori (Velvet Discos), Alexandre Belforti (Museu do Vinil), Danilo Guedes (Mafer Records) e Marcio Custodio (Locomotiva Discos)
Mediador: Marcelo Costa (Scream & Yell)

A História da Fábrica de Discos – 17h
Convidado: João Augusto
Proprietário da gravadora Deck e responsável pelo retorno da Polysom, única fábrica de vinil em atividade da América Latina, João Augusto aborda os detalhes da fabricação de discos no Brasil e no mundo e as perspectivas para o formato em um mercado cada vez mais digital.

Selos e Gravadoras – 18h30
Os convidados abordam nesta mesa redonda o mercado atual e falam dos desafios e dificuldades de manter um selo independente no Brasil.
Convidados: Frédéric Thiphagne (Goma Gringa), Caio Yoka (Somatória do Barulho), André Tor Tauil (Metal Maximus) e Antônio Augusto (Hearts Bleed Blue).
Mediador: Carlos Eduardo Miranda


VINHO E VINIL COM AURORA E BETO BRUNO
Horário: 16h
Local: Foyer do Educativo
Entrada: Gratuita – retirada de senha com uma hora de antecedência oficina na recepção.
Capacidade: 30 pessoas
Duração: 110min (aprox.)
Acompanhado da sommelière Renata Guidoti, Beto Bruno, vocalista da banda Cachorro Grande e apaixonado por vinho e rock, conta a história de quatro clássicos da música em agradáveis degustações de rótulos da vinícola Aurora:
– Espumante Aurora Prosecco com Pet Sounds, The Beach Boys/1966
– Aurora Reserva Chardonnay com Hunky Dory, David Bowie/1971
– Aurora Reserva Merlot com Sticky Fingers, The Rolling Stones/1971
– Aurora Reserva Tannat com Led Zeppelin 1, Led Zeppelin/1969


SHOWS
Local: Área externa
Duração: 40 minutos cada banda

Mundo Alto – 15h

Autoramas – 18h 


OFICINA DE DJ
Horário:
14h e 17h
Local:
Sala de interfaces (2º andar)
Entrada: Gratuita – retirada de senha com uma hora de antecedência do início da oficina na recepção.
Capacidade: 20 por horário

O MIS ainda fez uma playlist no Spotify para o RSD. Acesse ela aqui para já ir se preparando para o sábado. Até lá!

Comentários

Jornalista formada em Cinema e TV, com extensão em Gestão de Mídias Sociais e Monitoramento. Interessada em cultura brasileira, audiovisual e doces.