Turma do Bem: Megatriagem para tratamento odontológico grátis aos jovens de baixa renda

A Turma do Bem realizará a Megatriagem para levar jovens com baixas condições aos cuidados necessários odontológicos.
Uma ONG que tem como missão mudar a percepção da comunidade sobre a questão da saúde bucal. Promovendo para a sociedade soluções de acesso a tratamentos odontológicos. São realizados diversos projetos para levar os jovens de baixa renda aos tratamentos necessários e conscientização da saúde bucal.

Em parceria com a Oral B, vem ai a quinta edição da Megatriagem. O objetivo do evento será identificar adolescentes entre 11 e 17 anos de baixa renda, que não possuem condições de pagar por um dentista e necessitam de tratamento. Para então lhes proporcionar o acesso a este, gerando assim uma maior qualidade de vida.
Cerca de 68 mil jovens já receberam tratamento através da Turma do Bem, a maioria provindo da Megatriagem nos últimos cinco anos.

Foto: página Turma do Bem

Foto: página Turma do Bem

O evento será realizado em diversas cidades do Brasil e até mesmo outros países. Com a previsão de que a triagem será realizada em cerca de 60 mil jovens ao todo.

Em São Paulo, o evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril, das 9h30 ás 16h30. No Vão Livre do MASP.
(Avenida Paulista, número 1578. Próximo a estação de metrô Trianon-Masp da linha verde)

O procedimento para participar da triagem é muito simples. O jovem deve ter entre 11 e 17 anos e ir acompanhado de um responsável. Deve levar consigo de documentação seu RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública. Na triagem, o dentista realizará um exame visual e preencherá uma ficha de cada jovem com os dados sobre a saúde bucal e as condições socioeconômicas da família

 Após a triagem, cada jovem será avaliado a partir de sua ficha. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, o beneficiário será encaminhado para o consultório mais próximo da sua residência.

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Para saber um pouco mais sobre a Megatriagem e diversos outros projetos da ONG, acesse o site da Turma do Bem.
Para dúvidas acesse a página do facebook e também o evento desta ação.

Comentários

Estudante de cinema, apaixonada por fotografia e por tudo que se pode encontrar nessa cidade maravilhosa. Amante de belas aventuras, apreciadora de tudo o que sai do comum, vivendo o novo cada dia, sozinha ou em boas companhias. Aspirante a poeta e a cineasta, viciada em café, louca dos signos, ama apreciar uma bela paisagem mas sempre na correria, mais uma cidadã nessa terra da garoa.