Como começa um grande artista? Exposição Henri Cartier-Bresson: Primeiras fotografias

Exposição: Primeiras Fotografias

Em uma mostra inédita no Brasil, SESI-SP em colaboração com a Magnum Photos (que comemora 70 anos de agência), traz ao público os primeiros registros fotográficos de Henri Cartier-Bresson, um dos fotógrafos mais importantes do século XX.

A exposição conta com 58 imagens, selecionadas pelo curador João Kulcsár, que fizeram parte da mostra Documentary and Anti-Graphic Photographs realizada, em 1935, na galeria Julien Levy em Nova York.
Entre as imagens estão algumas das fotos mais famosas de Bresson como também fotos desconhecidas pelo grande público, mas que já mostram traços marcantes de sua obra posterior.

Henri Cartier-Bresson, vindo de uma família de classe média alta de Paris, desde tenra idade teve contato com a fotografia, quando criança ganha sua primeira câmera modelo Box Brownie.
Mas é aos 24 anos, quando adquire sua câmera Leica na cidade de Marselha, que encontra uma companheira para sua jornada fotográfica.

O olhar, o senso de geometria e a composição fotográfica de Bresson devem muito à sua outra paixão: a pintura. Que foi aprimorada nos anos 1920 na Academia Lothe, onde aprendeu a compor o olhar e a registrar narrativas visuais. Para ele a fotografia era uma forma de desenhar o instante.

“Eu comecei pintando e desenhando. E para mim, a fotografia era um meio de desenhar E isso é tudo. Esboço imediato, feito com intuição. E você não pode corrigi-lo. Se você tem que corrigir, é na próxima imagem.
Mas a vida é muito fluida, enquanto às vezes as imagens desaparecem e não há nada que você possa fazer, você não pode dizer para a pessoa para sorrir de novo, por favor, faça aquele gesto de novo. A vida é de uma vez e para sempre.” (Henri Cartier-Bresson)

Além do espaço da exposição: Primeiras Fotografias, o novo Centro Cultural Fiesp conta com dois teatros, galerias, palco externo, uma livraria e um charmoso café com vista para o Jardim de Burle Marx. Todos com programação gratuita!

Serviço|

Horário: 2ª a dom – 10h até 23h
Endereço: Galeria de Fotos do Sesi. Av. Paulista, 1.313
Contato: (11)3146-7439.
Maiores informações: http://www.sesisp.org.br/cultura/
A exposição permanecerá até 25/6.

ENTRADA GRATUITA!

 

Comentários

Mestre em Literatura, devoradora de livros, amante de fotografia, bebedora de café e compulsiva por poesia.