Já pensou em fazer trabalhos voluntários? Confira algumas organizações que estão transformando a vida de milhares pessoas

Já pensou em fazer trabalhos voluntários? Confira algumas organizações que estão transformando a vida de milhares pessoas

“Faça o bem sem olhar a quem”. Se você se identifica com essa frase, certamente o texto a seguir fornecerá instruções valiosas sobre projetos voluntários e indicações de ONGs (Organizações Não Governamentais) que vêm impactando a vida de milhares de pessoas. Recentemente, o Sobreviva em São Paulo acompanhou algumas dessas causas e, além das experiências incríveis, conseguiu informações que podem auxiliar (e muito) pessoas que pretendem trabalhar como voluntárias.

(Para acessar as matérias completas, é só clicar no nome dos projetos, destacados em negrito).

Baseado no voluntariado jovem e independente, o Sonhar Acordado visa beneficiar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Com duas frentes de projetos, sendo eles Programas Contínuos (Amigos para Sempre, Sonhando Juntos e Preparando para o futuro) e Programas Esporádicos (Dia de Sonho, Super Ação e Festa de Natal), a ONG está presente em 13 cidades do Brasil, sendo que, somente a unidade de São Paulo atende mensalmente mais de 20 instituições, 500 crianças, 120 adolescentes com 600 jovens voluntários nos projetos contínuos e mais de 1.200 voluntários rotativos nas grandes festas durante todo o semestre.

Voluntária do Sonhar Acordado desde dezembro passado, Aline Anjos participa do programa Amigos Para Sempre, voltado a crianças carentes. “Todas as experiências são inesquecíveis e trata-se de um aprendizado imenso para todos, pois os voluntários acabando sentindo que fazem muita diferença na vida dos assistidos. O nome Sonhar Acordado condiz com cada trabalho, onde levamos um dia de sonho para a vida de cada um, sempre com brincadeiras, ensinamentos e muito amor”, afirma.

Contato

Site: http://www.sonharacordado.org.br/

Facebook: www.facebook.com/ONGSonharAcordadoSP/

E-mail: [email protected]

 

 

Desde julho de 2013, o Entrega por SP sai às ruas com o intuito de conhecer pessoas em situação de vulnerabilidade social e, a partir desse diálogo, compreender suas carências, oferecendo, nas ações, um kit contendo lanche e produtos de higiene. Entre julho de 2013 a abril de 2017, o Entrega conversou com 30.780 pessoas em situação de rua. Atualmente há nove rotas de ação. Em cada rota, o grupo dialoga com no mínimo 90 pessoas, e, ao todo, cerca de 1.300 por mês.

Segundo o idealizador, Lucas Caldeira Brant, propagar a igualdade entre as pessoas é um dos focos da causa. “A meta é encontrar pessoas que foram dormir nas ruas. E o objetivo é mostrar que somos todos iguais. A convivência pode ser possível, ela é possível”, diz Brant.

Contato

Site: https://www.entregaporsp.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/entregaporsp/?fref=ts

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (11) 97385-1071 para descobrir o ponto de coleta mais próximo de sua localização.

 

 

Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, as propostas do TETO são a construção de moradias mais dignas, a promoção da educação de crianças por meio de oficinas de leitura, a formação de lideranças comunitárias e o envolvimento de toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.

O projeto está em atividade há mais de dez anos no Brasil para aliviar as necessidades mais básicas de pessoas em situações de vulnerabilidade e extrema pobreza, como água, saneamento e energia. Seus principais projetos sociais são a Coleta e as Construções. A organização já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais de 2.500 casas emergenciais, desenvolveu cerca de 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 30.000 voluntários.

Contato 

Site: http://www.teto.org.br/amigos

Facebook: https://www.facebook.com/TETObra/

E-mail: [email protected]

 

 

Mais amor e qualidade de vida para os idosos

Desde 1999, o Projeto Velho Amigo tem como objetivo, promover por meio de assistência e do desenvolvimento social, da educação, do esporte, da cultura e do lazer, a melhoria da qualidade de vida dos idosos, como forma de resgatar a sua dignidade e auto-estima. Por meio de parcerias com empresas renomadas, a organização oferece programas como o Mutirão da Beleza, Mutirão Odontológico, Mutirão Oftalmológico, Mutirão da Saúde, Cultura e Entretenimento, Projeto Ouvir e Contar e o Núcleo do Idoso de Heliópolis.

 

Contato

Site: http://www.velhoamigo.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Projeto-Velho-Amigo-197074800315828/

E-mail: [email protected]

Nunca é tarde para fazer o bem a quem precisa. Seja voluntário!

 

*Colaboraram Aline Lima, Jorge Telles e Vânia Soares

Sobre o autor

Comentários