Exposição sobre a África será realizada no CCBB

Exposição sobre a África será realizada no CCBB

Foto: Centro Cultural Banco do Brasil

Vai ter uma exposição artística sobre a África acontecendo em São Paulo a partir deste fim de semana!

“Ex Africa” é uma exposição que traz ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) da capital paulista, pela primeira vez, um grande e essencial panorama da arte contemporânea do continente e da identidade da África moderna, marcada por uma diversidade de encontros culturais e interações, por processos de intercâmbio e aculturações, através da recente produção de 18 artistas vindos de 8 países africanos. A eles, se juntam dois artistas afro-brasileiros: Arjan Martins e Dalton Paula.

A exposição será inaugurada no próximo sábado (28/04) e fica à disposição dos interessados até 16 de junho, com entrada gratuita.

Em seu primeiro dia (28/04), “Ex Africa” apresenta a seus visitantes, às 11h, a performance “Alaagba”, do artista nigeriano Jelili Atiku. Com referências diretas à ética da religião, valores e prática de Egungun, o tema da performance é reabrir e revisitar discussões sobre a questão da descolonização da África, através de processos performativos de etutu (rituais) de limpeza. Atiku leva o público para um passeio ao ar livre e convida o espectador a acompanhá-lo neste caminho, que é concluído em sua sala dentro da exposição.

No segundo dia de exposição (29/04), às 15h, haverá uma palestra de Alfons Hug, curador da exposição. Hug irá discutir a produção artística e os caminhos entre Brasil e África, juntamente com um artista convidado, passando pelos desafios e aproximações entre ambas as nações no mundo contemporâneo.

Você ainda pode complementar sua visita à exposição utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).

SERVIÇO

Exposição “Ex Africa” no Centro Cultural Banco do Brasil

Período: 28/04 a 16/06
Local: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro) | Fone: 11 3113-3651
Dias e horários: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Classificação etária: livre
Entrada: gratuita (mediante retirada de senha a partir de 1 hora antes da abertura do espaço)

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até esta data.

Fonte: Centro Cultural Banco do Brasil

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários