Mostra Ex Africa chega ao seu último dia no CCBB-SP

Mostra Ex Africa chega ao seu último dia no CCBB-SP

Ainda dá tempo para você conferir a maior mostra de arte africana contemporânea já realizada no Brasil. Até as 21h de hoje, as mais de 90 obras que compõem a exposição Ex Africa estarão em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro), com entrada gratuita.

A mostra já recebeu mais de 150 mil visitantes desde a sua abertura na capital paulista, em 28 de abril. A partir de 7 de agosto, ela entrará em cartaz no CCBB de Brasília, também com entrada franca.

Ex Africa traz esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos assinados por 20 artistas. Entre eles, nomes como os do ganês Ibrahim Mahama – que montou uma gigantesca instalação na entrada do CCBB; do provocativo retratista senegalês Omar Victor Diop, do fotógrafo e ativista zimbabueano Kudzanai Chiurai e de outros 15 autores de oito países africanos e ainda dois brasileiros: o carioca Arjan Martins e o brasiliense Dalton Paula.

Inspirada na frase “Ex Africa semper aliquid novi” (“Da África sempre há novidades a reportar”), cunhada há mais de 2 mil anos pelo escritor romano Caio Plínio, a mostra Ex Africa é dividida em quatro eixos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.

Um dos grandes destaques de Ex Africa é a galeria musical do Clube de Lagos, que tem curadoria do produtor musical Naija Pop e está localizada no 4º andar do CCBB. O espaço traz ritmos populares africanos como o afrobeat e pop, e aborda temas presentes na cultura africana do século XXI, especialmente: poder, sexo, riqueza e religião. O New Afrika Shrine, de Femi Kuti, muito popular na cena nigeriana, também está entre os destaques.

Serviço

Quando?

Das 9h às 21h de hoje (16/07)

Onde?

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro) - próximo à Praça da Sé

Quanto Custa?

Entrada gratuita

Mais Informações:

O CCBB conta com acesso e facilidades para pessoas com deficiência, ar-condicionado, cafeteria, restaurante, loja e estacionamento conveniado (Rua Santo Amaro, 272).

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. Ótima companhia pra uma cerveja gelada. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários