Exposição celebra centenário do pintor Durval Pereira

Exposição celebra centenário do pintor Durval Pereira

Está em cartaz no Memorial da América Latina a exposição Sesi – Durval Pereira – Impressões Brasileiras, que celebra o centenário de nascimento do pintor Durval Pereira, nascido em 26 de junho de 1918, no bairro da Mooca.

Organizada pelo Instituto Origami, com patrocínio do SESI, a mostra tem curadoria de Lut Cerqueira, que buscando retratar a experiência do pintor, reuniu cerca de  220 telas, “as quais espelham a importância de sua contribuição para a arte brasileira”.

“A mostra é muito mais do que o resgate da memória de Durval Pereira, é o caminho, dentre tantos que o artista percorreu pelo Brasil afora”, informa Lut.

Considerado um dos mais expressivos talentos do impressionismo mundial, tendo ganhado diversos prêmios nacionais e internacionais no século passado, Durval Pereira participou dos mais expressivos Salões de Arte do mundo, podendo ser contemplado em galerias e museus da Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, África do Sul e países da América Latina.

No Museu dos Independentes, na França, ele está ao lado de nomes consagrados, como Manet, Gauguin, Toulousse-Lautrec, Matisse, Van Gogh, Cézanne e Degas.

No Brasil, participou de inúmeras exposições e sua obra também faz parte de importantes coleções de edifícios públicos brasileiros, como o Palácios da Alvorada e do Itamaraty, além de acervos particulares.

“Essa exposição é uma forma de reaproximá-lo daquilo que ele mais amava: o público apreciador da verdadeira arte”, conclui Cerqueira, que por mais de dois anos mergulhou na obra de Pereira para trazer à tona a trajetória de um artista que ficou em completo ostracismo após sua morte, em 1984.

Serviço

Quando?

De terça a domingo, de 17/7 a 16/9

Onde?

Memorial da América Latina/Metrô Barra Fundam - Galeria Marta Traba, (Portões 2 e 5).

Quanto Custa?

Entrada Gratuita

Mais Informações:

Estacionamento: portão 4 (R$ 25/período)

Sobre o autor

Jornalista freelancer, apaixonada por pessoas e reportagens de fôlego. Trabalha com produção de conteúdo para web e está sempre atrás de um causo para contar. Adora o diferente e sente vontade de desbravar o mundo, seja de ônibus, bicicleta, avião, a pé ou de caminhão, seu veículo predileto. Natural de Salvador, há quatro anos aprende como sobreviver em São Paulo.

Comentários