Sesc Pompeia recebe exposição que comemora o centenário da Bauhaus

Sesc Pompeia recebe exposição que comemora o centenário da Bauhaus

Está em exibição no Galpão do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia) até o dia 6 de janeiro* de 2019 a exposição “bauhaus imaginista: Aprendizados Recíprocos“, que tem entrada gratuita e está disponível para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 21h30, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

A exposição é um dos quatro “capítulos” do projeto internacional que comemora o centenário da Bauhaus, a inovadora escola de arquitetura, artes e design que foi fundada na Alemanha em 1919 e fechada pelo regime nazista 14 anos depois. A mostra apresenta cerca de 30 artistas e 300 trabalhos – entre cerâmicas, têxteis, desenhos, utensílios populares, livro originais da biblioteca da Bauhaus, cartazes, fotografias, publicações, correspondências e vídeos.

O projeto internacional abrange diferentes exposições, simpósios e debates que estão percorrendo desde o mês de março países que foram influenciados pela pedagogia da Bauhaus, como Japão, China e Rússia. O objetivo é explorar intercâmbios transculturais entre os diversos movimentos globais de reforma que enxergavam na arte um agente de mudança social. No próximo ano, uma mostra reunirá todas as obras de bauhaus imaginista em Berlim.

O projeto tem curadoria de Marion von Osten (Berlim) e Grant Watson (Londres), com apoio dos pesquisadores Luiza Proença (São Paulo), Maud Houssais (Rabat), Anja Guttenberger (Berlim), Elissa Auther (Nova York) e Erin Alexa Freedman (Nova York).

A exposição “bauhaus imaginista: Aprendizados Recíprocos” é realizada pelo Sesc São Paulo em parceria com a Bauhaus Kooperation Berlin Dessau Weimar, o Goethe-Institut e a Haus der Kulturen der Welt (HKW).

*Nos dias 25/12/2018 e 01/01/2019, a exposição estará fechada para visitação.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. Ótima companhia pra uma cerveja gelada. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários