Aplicativo auxilia deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar

Aplicativo auxilia deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar

Com o objetivo de contribuir para a inclusão social das pessoas cegas e deficientes visuais, assim como diminuir sua dependência, quatro alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) criaram nos primeiros meses de 2018 um aplicativo chamado BusID, que visa assegurar confiança às pessoas com problemas de visão no uso de transportes coletivos.

Durante uma das disciplinas do curso, os graduandos foram instigados a desenvolver soluções para problemas reais utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula. Um dos estudantes criadores, Risonaldo Moura, conta que a ideia para o BusID surgiu quando eles perceberam a carência de desenvolvimentos tecnológicos na área de tecnologia assistiva. “Percebemos que os cegos e os deficientes visuais em Belém têm bastante dificuldade para identificar, sozinhos, a linha do ônibus que está à sua frente, pois nem mesmo há sistemas de localização que os auxiliem nesta tarefa, como em algumas cidades do país, contribuindo, portanto, com o aumento de sua dependência e exclusão social”, explica o estudante.

O BusID identifica a linha do ônibus por meio da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário. Para isso, o número identificador da linha do ônibus deve estar visível e o usuário estar a uma distância menor que 10 metros. A base de dados já conta com todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana de Belém cadastradas.

Como funciona
Ao abrir o BusID, o usuário escuta uma voz dizendo “Olá” e é levado à tela principal do aplicativo, na qual é mostrada a imagem da câmera. Quando nesta imagem houver um ônibus com seu código visível, o app diz a linha daquele ônibus, automaticamente, sem precisar de nenhum toque na tela ou botão, e sem a necessidade de conexão com a internet. Se outro ônibus surgir na imagem, o BusID também dirá a linha deste outro ônibus.

Nas próximas atualizações, serão adicionados à ferramenta melhoramentos na usabilidade para os usuários conforme seus feedbacks, além do lançamento da versão para Iphone, e opções para outras cidades do país.

O BusID está disponível na Google Play para smartphones com sistema Android e pode ser baixado e utilizado gratuitamente. Basta procurar pelo nome BusID, ou acessar este link.

O BusID vai chegar em São Paulo?
Na fanpage oficial do BusID no Facebook, os criadores foram perguntados sobre quando o app deve chegar em São Paulo. Eles responderam que a ferramenta está em fase de desenvolvimento para outras cidades e que outras funcionalidades estão previstas. Ainda segundo os desenvolvedores, o cenário de São Paulo está sendo analisado para a disponibilidade do BusID na capital paulista.

Fonte: texto adaptado do original, criado pela Universidade Federal do Pará

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/01/aplicativo-auxilia-deficientes-visuais-a-identificar-onibus/" width="100%" count="off" num="5"]