Curso gratuito oferecido por alunos da USP está com inscrições abertas

Curso gratuito oferecido por alunos da USP está com inscrições abertas

O Projeto Redigir é um projeto de extensão universitária da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP criado em 1999 por alunos que desejavam promover a abertura da universidade que, sendo pública, deve retornar à sociedade o conhecimento nela construído.

Através de aulas de Português, os estudantes acreditam na capacidade do projeto, que tem o objetivo amplo de fortalecer a participação de todos como cidadãos. Inspirado em pedagogias alternativas, o projeto enxerga a comunicação como instrumento de promoção da cidadania e a linguagem numa perspectiva de mudança social, de visão crítica e de leitura de mundo.

Não se trata apenas de dominar a norma culta do idioma. Trata-se, antes de mais nada, de entender-se como sujeito da própria língua, capaz de se comunicar para reivindicar, protestar, construir e transformar.

Os educadores são alunos da própria USP, principalmente dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Para se inscrever no curso, o interessado deve ter Ensino Fundamental completo e não há limite de idade. As inscrições para o início das aulas no 1º semestre de 2019 estão abertas e podem ser realizadas nos dias 22 e 23 de fevereiro (sexta-feira e sábado), das 9h às 14h e das 18h às 21h na sexta; e no sábado, das 9h às 14h, no seguinte endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – ECA-USP – Prédio de Jornalismo e Editoração – Sala 13.

Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha de inscrição no local. Não há inscrição online. Os documentos necessários para a inscrição, acompanhados de suas respectivas cópias, são: RG, comprovante de renda de todos que contribuem para a renda da casa e comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental, Médio ou Superior).

A entrega dos documentos descritos é de grande importância, visto que a seleção dos participantes do curso é realizada por critérios socioeconômicos. Se o interessado ou algum componente de seu lar estiver desempregado ou for autônomo, deve-se escrever uma declaração explicando a situação, com o nome e RG. Caso seja autônomo, é aconselhável colocar um valor aproximado da renda para que os selecionadores tenham uma base.

As aulas
Neste semestre, as aulas do curso Redigir acontecerão em quatro dias da semana: terças e quartas, das 19h30 às 22h30; sextas, das 9h às 12h; e sábados, das 9h30 às 12h30.

Fonte: Projeto Redigir

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. Ótima companhia pra uma cerveja gelada. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários