Casa das Rosas oferece curso gratuito de audiovisual

Casa das Rosas oferece curso gratuito de audiovisual

Aulas sobre conceitos gerais da narrativa acontecem de graça entre 9 e 23 de março na instituição

Quem gosta de cinema e literatura pode aproveitar a oficina gratuita que a Casa das Rosas realiza com o curso de Roteiro Audiovisual e Curta-metragem. Do conto ao curta, as aulas serão aos sábados, entre os dias 9 e 23 de março, das 16h30 às 18h30. O curso abordará a prática da adaptação de roteiro audiovisual para curta-metragem. Para participar basta se inscrever pelo site do museu aqui.

As aulas serão ministradas por Donny Correia e Reynaldo Damazio, coordenadores da oficina que apresentarão aspectos da narrativa breve como trama, ambientação, personagens, ritmo e diálogos, que será a base para a exploração dos conceitos e para a adaptação final. Para Damazio, a proposta do curso é “juntar duas linguagens, a da narrativa de ficção e a do cinema, proporcionando aos participantes a rara oportunidade de exercitar a escrita do conto breve e a sua adaptação para um roteiro de curta- metragem – que pode até ser filmado pelo celular. É uma espécie de dois em um, em que vamos explorar os diálogos entre literatura e audiovisual”.

Donny Correia é poeta e cineasta, mestre e doutor em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero).  Publicou os livros de poesia  O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009), Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Juntamente com Marcelo Tápia, organizou o volume Cinematographos de Guilherme de Almeida: Antologia da crítica cinematográfica (2016), pela Editora Unesp.  É coordenador de programação da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo que inclui a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade.

Reynaldo Damazio é editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. É formado em Sociologia pela USP, com especialização em Propaganda e Marketing pela ESPM. Foi colaborador do Guia de Livros da Folha de S. Paulo, e é coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.  Autor dos livros de poemas Nu entre nuvens (Ciência do Acidente), Horas perplexas (Editora 34) e  Com os dentes na esquina (Dobra Editorial). Organizou, com Tarso de Melo, Literatura e Cidadania e Subúrbios da caneta (Dobra Editorial), e, com Tarso de Melo e Ruy Proença, Outras ruminações, entre outros. Traduziu Calvina (SM Editora), de Carlo Frabetti.

A Casa das Rosas é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

Serviço

Quando?

Sábados, dias 9, 16 e 23 de março de 2019

Onde?

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Quanto Custa?

Gratuito

Mais Informações:

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Sobre o autor

Jornalista pela PUC-SP e autor do documentário "Pegadas da Lama", escreve sobre Cultura e Cidades. Apaixonado pelas lentes da fotografia e dos documentários, gosta de observar as pessoas, as relações, os prédios e as janelas. Sagitariano inquieto, está sempre indo e vindo por São Paulo em uma relação complexa para poucos caracteres.

Comentários