Exposição “Rádio Retrô” no Shopping Center 3 conta a história do rádio

Exposição “Rádio Retrô” no Shopping Center 3 conta a história do rádio

A mostra Rádio Retrô, promovida pelo Shopping Center 3, resgata a memória do rádio, aparelho que desde os primórdios do século XX habita lares por todo o planeta. Entre as dezenas de exemplares antigos e que praticamente só existem nesta coleção, o público pode apreciar a evolução deste equipamento entre as raridades expostas. Não poderia ficar de fora, por exemplo, o gramofone, tão visto em filmes de época, cuja fabricação é datada de 1912 e sua corda é suficiente apenas para tocar o velho disco de 78 rotações por minuto.

Em 1928, o gramofone foi substituído pela Victrola Portátil RCA, de ferro e semelhante a uma maleta – sua praticidade permitia que fosse levada a qualquer lugar, inclusive aos bucólicos piqueniques da época. Ou o rádio Westinghouse Refrigerator, com o formato de geladeira e o apelido de “little jewel” (pequena joia), peça disputadíssima entre colecionadores.

Vale ainda destacar o rádio Capelinha, dos anos 1930, e também um dos primeiros fabricados no Brasil; o rádio Cacique, de 1936; além de modelos em formato de mobília. A exposição inclui também painéis explicativos com curiosidades sobre o rádio no Brasil e no mundo, polêmicas sobre sua invenção, fotos de grandes personalidades do rádio, como as irmãs Linda e Dirce Batista, Emilinha Borba e Marlene – as “Rainhas do Rádio”, que eternizaram várias canções nos Anos de Ouro, entre outros.

A exposição Rádio Retrô está em exibição até 19 de março no Lounge do Piso Jardins do Shopping Center 3 (Avenida Paulista, 2064 – próximo ao metrô Consolação), das 10h às 22h.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. Ótima companhia pra uma cerveja gelada. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários