Música cigana em oficina com canções tradicionais do leste europeu

Música cigana em oficina com canções tradicionais do leste europeu

O trio Baxtale! apresenta oficina cigana voltada para as convergências e divergências sobre o rural e urbano de vilarejos tradicionais ciganos do leste europeu, com performance artística de dança e canções

A oficina começa na próxima terça-feira (19/03) e vai até quinta-feira (21/03), no Sesc – Centro de Pesquisa e Formação. Nos três dias serão apresentados todos os principais pontos sobre as tradições referentes à música húngara, mostrando todas as diferenças sociais e construções ambientais que remontam ao mais rico do folclore da região.

 

Sobre Baxtale!

O trio é originário da cidade de Porto Alegre, com dedicação a pesquisa e interpretação de canções tradicionais da música Romani.

Além da pesquisa pesquisa nas áreas da Linguística, História e Ciências Sociais, o Baxtale! tem a preocupação em estimular o entendimento cultural acerca do Povo Romani/Cigano, através da música.

Em um misto de aula e espetáculo, o trio realiza lindo trabalho para combater o preconceito de viés étnico-racial, sempre tão relacionado aos ciganos, aonde a riqueza da cultura deste povo vem para combater estereótipos carregados de violência simbólica, e passam a ceder espaço para a visão de mundo e propor com a cultura e conhecimento uma mudança sobre a perspectiva sobre essa minoria.

 

Integrantes:

Ivan Andrade (direção musical, violino e voz) – mestre em Música pela UFRGS. Etnomusicólogo e violinista, atualmente desenvolve atividade como pesquisador independente.

Caetano Santos (violão, bandolim tenor e voz) – mestre em Música pela UFRGS. Etnomusicólogo e multi-instrumentista, atualmente integra também o grupo Irish Fellas.

Oscar Martinez (cajón, darbouka, moringa e voz) – mestre e doutorando em Antropologia Social na UFRGS.

 

Serviço

Quando?

19/03 à 21/03

Onde?

Centro de Pesquisa e Formação - SESC
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista SAO PAULO | CEP: 01313-020

Quanto Custa?

R$25,00 a R$50,00

Classificação:

16 anos

Mais Informações:

Baxtale!
https://www.facebook.com/baxtalemuzika/

Sobre o autor

Escrevo mesmo sem saber dos acentos. Danço, mas perco o ritmo fácil. Gosto das fotos desfocadas, parece que de algum jeito doido combina com a zona da minha cabeça.

Comentários