Com atraso, estação Campo Belo será inaugurada nesta segunda-feira

Com atraso, estação Campo Belo será inaugurada nesta segunda-feira

A última estação que falta para completar a Linha-5 Lilás, Campo Belo, será inaugurada nesta segunda-feira, 08 de abril, às 11h. A cerimônia de abertura contará com a presença do Governador João Doria, secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira e outras autoridades.

Atrasada 

A estação Campo Belo da linha 5 Lilás é a última que falta para ser entregue na ligação entre Capão Redondo e Chácara Klabin. O trajeto é uma esperança antiga de moradores de parte do extremo sul da cidade.

O primeiro anúncio do projeto da linha foi feito em 20 de junho de 1990 pelo Metrô, e havia três alternativas de trajeto: com saída da estação Paraíso, Saúde ou São Judas. Nenhuma delas se concretizou. Em março de 1998 começou a construção do atual trajeto.

Inicialmente, as operações seriam pela CPTM – Companhia Paulista de Três Metropolitanos e o trajeto se chamaria Linha G. Mas em 2001, o Governo do Estado de São Paulo transferiu a futura operação para o Metrô, passando a denominar o trajeto de linha Lilás. O primeiro trecho, de 8,4 quilômetros de extensão, foi entregue à população somente em 20 de outubro de 2002, com operações das 10h às 15h.

As demais estações foram abertas gradativamente até o ano passado. O ex-governador, Geraldo Alckmin, chegou a prometer a entrega da estação Campo Belo para o início de 2018. Entre os problemas enfrentados foram as desapropriações, em especial de um imóvel que abrigava um buffet. O Metrô promete que, a exemplo das estações mais recentes, a Campo Belo deve oferecer o que há de mais moderno para operação e segurança da rede.

Com O Diário dos Transportes 

Sobre o autor

Paulista da gema, jornalista formado pela UMESP que atua como assessor de imprensa. Amo a vida na cidade grande, mas também gosta da tranquilidade do campo. Cinéfilo, geek, amante de livros e das coisas que a natureza dá.

Comentários