Itaú Cultural traz folclore para as crianças e intervenção ao ar livre para todos os públicos na Avenida Paulista

Itaú Cultural traz folclore para as crianças e intervenção ao ar livre para todos os públicos na Avenida Paulista

Nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo), o Sobreviva em São Paulo vai acompanhar o Itaú Cultural com sua programação aos finais de semana, com atividades para adultos e para a criançada, tendo neste mês um olhar voltado à literatura, à cultura popular e às histórias de outros povos e tempos. Em frente ao instituto, integrando a programação de domingo do Itaú Cultural ao ar livre na Avenida Paulista, a intervenção Do Barro de Manoel coloca a poesia do autor Manoel de Barros em contato com uma plateia itinerante, enquanto dentro do instituto os pequenos curtem a peça Caminho da Roça, na qual duas amigas tentam manter vivas histórias antigas e do folclore brasileiro, antes que elas sejam perdidas. O tradicional Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca também acolhem o público adulto e mirim nos dois dias, sendo que no domingo o espaço recebe a artista-educadora Mariana Per, para uma série de contações de histórias.

Na calçada e na Paulista

Em três horários diferentes – 14h, 15h30 e 16h30 –, no domingo tem a intervenção poética Do Barro de Manoel, inspirada na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014), homenageado pelo Itaú Cultural na mais recente mostra da série Ocupação, que foi encerrada no dia 7 deste mês. Nela, o Grupo de Teatro de Senhoritas apresenta os poemas de Manoel com leituras, récitas e mídias tecnológicas.

Assim, embalados pela poesia, um cortejo de músicos e atrizes se espalha da calçada em frente ao instituto para o meio da Paulista, incorporando figuras do universo poético do autor, como O homem que engoliu o futuroO homem das coisas desimportantesO homem grávido de poesiaO homem pássaro e Homem árvore. Seja recitando os poemas, distribuindo-os impressos ou cantando-os aos olhos e ouvidos interessados, o cortejo convida o público, mirim ou adulto, a fazer leituras de trechos de poemas selecionados. 

Cantinho da Leitura

Com seu formato mais acolhedor e nova identidade visual desde o início do ano, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado – por outra do mesmo tipo e se aventurar em novas histórias. No Cantinho da Leitura, o público encontrará publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Em abril, a autora-destaque é a premiada Lúcia Hiratsuka. Também artista plástica e ilustradora, ela recria contos japoneses que ouvia na infância.

Em Histórias de Mukashi: Contos populares do Japão (2011), por exemplo, estão algumas narrativas da tradição oral. A história tem como cenário pequenas aldeias ou povoados, cercados pela natureza, com personagens simples, humildes, que sonham e buscam uma vida melhor, sempre ouvindo a voz da natureza, do divino. Outro destaque é As cores dos pássaros (2016), que se passa no tempo em que os pássaros não eram coloridos e Dona Coruja teve a ideia de tingir as próprias penas. Outras aves ficaram encantadas e também pediram cores. Mas algo inesperado aconteceu e mudou a história e a natureza para sempre.

Os domingos de abril reservam, ainda, uma programação especial no Cantinho da Leitura: contações com a artista-educadora, musicista e contadora de histórias Mariana Per, que, a cada semana, apresenta um novo conto com as travessias e caminhos que costuram os destinos de povos em outros tempos.

No dia 14, a história é O menino e o anel, que tem como personagem central Acu, um garoto que vive com a mãe em uma casa simples de aldeia, no interior de Uganda. Ao perceber que a renda dela, como lavadeira, não supre os gastos da casa, ele resolve ajuda-la, vendendo coisas diversas. Mas a caminho das vendas, o garoto sempre gasta o asuane (ouro) que tem em mãos, não conseguindo alcançar o objetivo. Até que um dia ele encontra um Pombo Rei, que o ajuda recuperar o ouro que gastou.

SERVIÇO:

Caminho da roça
Com As Meninas do conto
Dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo), às 15h
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Multiuso / 70 lugares
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante
Público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
Interpretação em Libras

Do Barro de Manoel
Com Grupo Teatro de Senhoritas
Dia 14 de abril (domingo)
Horários: 14h, 15h30 e 16h30
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: calçada em frente ao instituto e na Paulista
Entrada gratuita
Interpretação em Libras,

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
11h às 17h
Piso Térreo (Espaço do Cantinho da Leitura)
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre

Contação Histórias de Travessias e atravessantes
Com Mariana Per
Dia 14 de abril (domingo), às 12h
O menino e o anel
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Interpretação em Libras

 

Já pode juntar a família e encontrar o Sobreviva por lá =) 

Serviço

Quando?

13 e 14 de abril (sábado e domingo) - 2019

Onde?

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô - Itaú Cultural

Quanto Custa?

Gratuito

Sobre o autor

Nascida em João Pessoa-PB, mora em São Paulo desde pequena. Atriz, dubladora, poetisa e redatora, apaixonada por tudo que envolva arte: música, cinema, teatro, fotografia, pintura e escrita. "Meus versos são histórias de pessoas dessa cidade não tão cinza". (@poetisa_no_ar)

Comentários