São Paulo ganha nova casa de cultura em frente ao Parque Villa-Lobos

São Paulo ganha nova casa de cultura em frente ao Parque Villa-Lobos

Programação focada em arte inclui cursos, palestras e exposições gratuitas

A Casa do Parque é o novo espaço cultural de São Paulo! Localizada em frente ao Parque Vila-Lobos e com entrada gratuita a instituição fica em um dos bairros favoritos dos paulistanos – Alto de Pinheiros. A casa é idealizada pela colecionadora Regina Pinho de Almeida e abre as portas com a exposição Tensão relações cordiais, com curadoria do crítico Tadeu Chiarelli. A coordenação da programação será de Paulo Werneckque. O espaço promete oferecer uma programação cultural com cursos, exposições de arte, oficinas, palestras, ciclos de debates e projetos de arte e cultura.

Exposição Tensão relações cordiais

Apresentando obras de 42 artistas, o projeto expográfico do arquiteto Pedro Mendes da Rocha transforma a Galeria do Parque em uma “caverna” que joga luz de forma dramática sobre cada obra individualmente. A ênfase está menos no conjunto ou na suposta temática comum às obras e mais nos atritos e conexões inesperadas que se criam entre trabalhos aparentemente sem relação entre si.

A Galeria do Parque será ocupada por outros projetos em 2019, está prevista para o segundo semestre uma mostra da artista plástica paulistana Edith Derdyk. As exposições têm um serviço educativo gratuito, voltado a visitas de escolas de toda a cidade, que se dedicará a sensibilizar o público para experiência artística, estimulando aspectos sócio-emocionais em públicos de diferentes idades e trazendo referências para professores e arte-educadores.

Programação de cursos

Além da programação cultural, a Casa do Parque oferece uma programação de cursos elaborada pelo artista plástico e educador Claudio Cretti, mesclando artes, botânica, dança, design, arquitetura e cozinha. O público alvo são pessoas não especializadas, interessadas em desenvolver trabalhos manuais que despertem reflexões, mobilizando o corpo e o intelecto. A Casa do Parque promete oferecer uma programação cultural com cursos, exposições de arte, oficinas, palestras, ciclos de debates e projetos de arte e cultura. A casa fica localizada em frente ao Parque Vila Lobos e não possui estacionamento.

Serviço

Quando?

Terça a domingo

Onde?

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP
* A Casa do Parque não tem estacionamento nem possui serviço de valet

Quanto Custa?

Entrada gratuita

Sobre o autor

Jornalista pela PUC-SP e autor do documentário "Pegadas da Lama", escreve sobre Cultura e Cidades. Apaixonado pelas lentes da fotografia e dos documentários, gosta de observar as pessoas, as relações, os prédios e as janelas. Sagitariano inquieto, está sempre indo e vindo por São Paulo em uma relação complexa para poucos caracteres.

Comentários