Cine Phenomena participa da Virada Cultural 2019 exibindo filmes japoneses

Cine Phenomena participa da Virada Cultural 2019 exibindo filmes japoneses

Pela segunda vez, o cineclube Cine Phenomena participa da Virada Cultural de São Paulo, realizada neste ano nos dias 18 e 19/05 (sábado e domingo). Durante mais de 20 horas, o espaço Ademar Guerra, que compõe o porão do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso), será palco de uma programação voltada ao cinema nipônico. Com o tema “Deuses e Monstros do Japão”, o projeto apresenta nove filmes e uma coreografia, “Corporis”, criada especialmente para o evento pela Companhia de Dança Projeto Kiwa. A entrada no local durante as horas da Virada é gratuita.

Na telona do local, os destaques são a antologia “Memories” (1995), dirigida por Katsuhiro Ôtomo, famoso pelo longa animado “Akira”; o musical de rap japonês “Tokyo Tribes” (2014), dirigido por Sion Sono, um dos mestres do cinema nipônico atual; e o raríssimo “Daimajin” (1966), cuja trama conta com a história de um deus que se manifesta como uma estátua gigante de pedra para vingar o povo das perversidades de um déspota tirano.

“A efervescência cultural de São Paulo não seria tão multifacetada sem a influência da cultura japonesa que permeia a cidade. Buscando apresentar ao público títulos menos óbvios e conhecidos do cinema da terra do sol nascente, a programação escolhida pela equipe do Phenomena traz uma chance única de desfrutar pérolas esquecidas que só o delirante cinema nipônico sabe conceber”, explica Cauê Custódio, curador e diretor do festival.  A recepção e abertura da mostra serão feitas pela cosplayer Marcy, artista influenciada pela estética cyberpunk e pelos mangás de Junki Ito.

Confira a programação:

18/05 (sábado):

23:59h – Performance “Corporis” + exibição de “Daimajin”: A performance da Cia. Projeto Kiwa é inspirada na atmosfera da dança Butoh, que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Nesta obra, a técnica é revisitada com um contexto gestual contemporâneo. A apresentação tem 11 minutos.

DAIMAJIN (1966) – Direção: Kimiyoshi Yasuda. 84 min. – Sessão com audiodescrição: Uma estátua de pedra gigante ganha vida para proteger os moradores de uma pequena cidade contra as perversidades de um senhor da guerra maligno. O diretor Yasuda deu início a essa soberba franquia que se baseia fortemente em espiritualidade e superstições com um toque de horror e doses saudáveis ​​de ação samurai; destaque para os ótimos efeitos especiais vintage mostrando poderoso Majin executando sua vingança divina.

19/05 (domingo):

02h – MEMORIES (1995) Direção: Kôji Morimoto, Tensai Okamura e Katsuhiro Ôtomo. 113 min – Filme anime, é constituído por três segmentos: “Magnetic Rose”, dirigido por Kôji Morimoto, “Stink Bomb”, dirigido por Tensai Okamura, e “Cannon Fodder”, dirigido por Katsuhiro Ôtomo. Todos os segmentos são baseados em histórias curtas de mangá escritas por Otomo.

04h – TETSUO – THE IRON MAN (1989) Direção: Shinya Tsukamoto. 67 min. – Esta ficção científica em preto e branco é influenciada pelo Cyberpunk e é acompanhada por uma banda de música industrial. Na trama, um punk é atropelado por um condutor, que foge. Gravemente ferido, o jovem reconstrói o seu corpo mutilado com pedaços de metal, tornando-se Robopunk.

05h30 – GODZILLA VS DESTOROYA (1995) Direção: Takao Okawara. 103 min. – Godzilla está esquentando e sua energia nuclear está à beira de explodir. Quando as forças da Terra tentam congelar o monstro, outro monstro acidentalmente emerge: Destoroya. Podem as forças da Terra parar estas duas bestas antes que haja um colapso monstruoso?

11h – GANTZ: 0 (2016) Direção: Yasushi Kawamura e Keiichi Sato. 95 min. – O filme em computação gráfica é baseado no mangá “Gantz”. Na trama, após passar por situações perigosas, um grupo de estranhos é levado para um apartamento onde uma misteriosa esfera exige que eles se envolvam em batalhas contra alienígenas monstruosos.

13h20 – ZEIRAM (1991) Direção: Keita Amemiya. 92 min. (1991) – Neste filme de ficção científica japonês, um caçador de recompensas alienígena chamado Iria vem à Terra para lutar com Zeiram, uma criatura alienígena imortal com uma cabeça estranhamente moldada que se assemelha a um chapéu de aba larga. Com a ajuda de seu parceiro Bob e de dois eletricistas japoneses, ela luta contra Zeiram em uma dimensão artificial chamada Zona.

16h – TOKYO TRIBE (2014) Direção: Sion Sono. 119 min. – É uma adaptação da série de mangá homônima. A versão cinematográfica é um musical hip-hop insano, com pegada de videoclipe, personagens caricatos e lutas surpreendentes. Um Mad Max Neon, Akira Cômico Live-Action, Sin City Anime, One Piece Fetichista, Warriors Harajuku… Tudo isso ao mesmo tempo e nada a ver. “Tokyo Tribe” beira o indescritível.

19h – WICKED CITY (1887) Direção: Yoshiaki Kawajiri. 82 min. – Filme neo-noir de horror, é baseado no romance de mesmo nome de Hideyuki Kikuchi. A história se passa no final do século 20, onde o mundo humano convive secretamente com o mundo dos demônios. Os dois universos são separados por uma fronteira protegida por uma força policial secreta conhecida como a Guarda Negra.

20h30h – KURONEKO (1968) Direção: Kaneto Shindô. 99 min. – Sessão com audiodescrição: Do realizador do aclamado “Onibaba” (1964), este filme tem produção da famosa Toho Company. Filmado em preto e branco, é um filme de fantasmas baseado no folclore japonês. Conta a história de uma maldição fantasmagórica iniciada por uma vingança e intensificada pelas memórias de um amor.

O Cine Phenomena
Desde 2014, o cineclube dirigido por Cauê Castelo promove exibições mensais de cinema fantástico e suas vertentes. Já foram realizadas mais de cem exibições em espaços culturais renomados da cidade de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo, o MIS e o Mirante 9 de Julho.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. Ótima companhia pra uma cerveja gelada. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários