No Dia de Luta contra LGBTfobia, Sesc Vila Mariana recebe o TRANSarau

No Dia de Luta contra LGBTfobia, Sesc Vila Mariana recebe o TRANSarau

Dia 17 de maio (sexta-feita) é Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. Para conscientizar as pessoas sobre a data, o TRANSarau acontece no Sesc Vila Mariana. O local fica a 900 metros do metrô Ana Rosa e conta com bicicletário.

O sarau será gratuito e acontecerá a partir das 19h da sexta, no Hall dos elevadores. Para reforçar a luta a favor dos direitos dos LGBT’s, o TRANSarau terá como destaques as transexuais Leona Vingativa e Natt Maat. Além disso, o palco contará com histórias sobre o movimento trans no Brasil. O evento tem como objetivo lembrar a importância de defender os direitos já adquiridos e continuar lutando para aqueles que ainda devem ser conquistados.

O TRANSarau acontece desde de 2015. É realizado pelo Coletivo Transformação. As outras edições já contaram com nomes como: Assucena Assucena, da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, Linn da Quebrada, Danna Lisboa, Liniker, Alice Guél, MC Dellacroix, Animalias, Buba Core e Mona e Outros Mares.

A atual edição traz a rapper transexual Natt Maat que a partir das suas letras, como na música “Transfobia”, denuncia o preconceito e a violência sofrida pelos transexuais. Além dela se apresenta também a cantora e youtuber transexual Leona Vingativa. A paraense é reconhecida por fazer sátiras de grandes sucessos do pop, como no clipe “lixo na sua cara” que faz uma releitura da música do Major Lazer, Pablo Vittar e Anitta.

O Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia é lembrado em alusão ao dia 17 de maio de 1990. Nesse dia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) deixou de reconhecer a homossexualidade como doença. A partir daí, abandonou-se o termo homossexualismo e reconheceu-se que há mais de uma maneira para a manifestação da sexualidade humana. A data é comemorada para compreender a situação de vulnerabilidade que tais pessoais ainda se encontram. Segudo um estudo do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2017, no Brasil, foram registradas 445 mortes de gays, bissexuais, travestis e transexuais. Tramita no Senado o projeto de lei apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE), que tenta tornar crime a homofobia.

Serviço

Quando?

17 de maio (6ª feira)

Onde?

Sesc Vila Mariana - Hall dos elevadores
Rua Pelotas, 141

Quanto Custa?

Grátis

Classificação:

Livre

Sobre o autor

Jornalista que, por brincadeira do destino, quase cursou biomedicina e começou publicidade e propaganda. Adora assuntos relacionados a cultura e saúde. Tem paralisia cerebral, lesão que provocou sua deficiência física, afetando também sua fala.

Comentários