Agência de turismo oferece tour que valoriza a cultura dos refugiados sírios

Agência de turismo oferece tour que valoriza a cultura dos refugiados sírios

Eles estão espalhados por diversos bairros de São Paulo. Estamos falando dos novos imigrantes que estão pouco a pouco mudando a cara de cidade. Agora eles estão também na TV em pleno horário nobre, mais especificamente na novela Órfãos da Terra, da Rede Globo, que retrata principalmente os refugiados sírios que vieram morar no Brasil.

Pensando em valorizar a cultura desses refugiados e gerar renda para eles, a agência de turismo Passeios Baratos em SP criou algumas experiências temáticas para que os brasileiros possam conhecer mais sobre essas pessoas e sua rica cultura.

Tour Cultura e Fé: Imigração sírio-libanesa
É um tour vai contar um pouco da história dos primeiros imigrantes sírios-libaneses que vieram para o Brasil desde o final do século 20 e reconstruíram suas vidas no país, tornando-se empresários, fundando hospital, clubes e centros culturais.

Depois, o tour vai falar do período mais recente de fluxo de imigração que aconteceu durante a guerra na Síria. Eles vieram como refugiados sem saber o idioma e também estão recomeçando suas vidas no Brasil e principalmente em São Paulo.

Para saber mais sobre a história desses refugiados, o convidado especial do passeio será o jornalista Anas Obaid, que contará sobre sua vida na Síria e como está sendo a adaptação no Brasil. Anas também trabalhou num campo de refugiados da ONU. A palestra acontecerá na ONG Bibliaspa, que faz um significativo trabalho com refugiados.

O passeio continua pela cultura árabe, visitando uma mesquita para entender melhor sobre a religião islâmica, que contará também com uma palestra; e os participantes vão poder conhecer um pouco mais sobre fé, arquitetura e história.

A última parte do passeio será num restaurante típico libanês onde será servida a autêntica comida árabe. Depois, o passeio terá seu término num empório árabe para compras.

A próxima data do passeio será 11/05 (sábado), das 8h às 15h. O tour inclui transporte, guia de turismo, palestras, visitas à mesquita, almoço árabe e empório árabe para compras. O valor por pessoa é R$ 140,00. Interessados em saber mais informações, esclarecer dúvidas ou efetuar reserva para o tour, podem contatar os organizadores pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (11) 94562-3015.

É importante registrar que, segundo os dados divulgados pelo Conare (Comitê Nacional para Refugiados), o Brasil reconheceu em seu território, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. Desses, apenas 5.134 continuam com registro ativo no país, sendo que 52% moram em São Paulo, 17% no Rio de Janeiro e 8% no Paraná. Os sírios representam 35% da população refugiada com registro ativo no Brasil.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/05/tour-que-valoriza-a-cultura-dos-refugiados-sirios/" width="100%" count="off" num="5"]