Campanha de vacinação contra sarampo vai até 16 de agosto

Campanha de vacinação contra sarampo vai até 16 de agosto

Imunização ocorre na capital e nas cidades do ABC, Guarulhos e Osasco

A campanha de vacinação contra o sarampo na capital paulista e nos municípios de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul segue até 16 de agosto. O público-alvo são jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, tendo em vista a menor procura pela segunda dose da vacina.

No próximo sábado (20), haverá também um “Dia D”. A ação é uma oportunidade para que pessoas ainda não imunizadas, e que não têm tempo de tomar a vacinar durante a semana, compareçam a um posto de saúde em seu tempo livre.

“A Secretaria faz monitoramento epidemiológico ininterrupto no Estado quanto a circulação de todas as doenças. Com esta campanha, queremos vacinar e proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução do vírus, como já se verifica em outros locais do país”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Em 2019, até 1º de julho, foram confirmados 206 casos de sarampo em São Paulo. Mais de 66% desse total se concentra na capital, com 137 casos.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e as doses estão disponíveis na rede estadual durante o ano todo na rotina dos postos. O Programa Estadual de Vacinação prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

“A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários