TEATRO: “O Inspetor Geral do Brasil” estreia amanhã no Teatro Itália

TEATRO: “O Inspetor Geral do Brasil” estreia amanhã no Teatro Itália

Com muito bom humor, o espetáculo “O Inspetor Geral do Brasil”, que estreia nessa quarta (14/08) no Teatro Itália, em São Paulo, aborda temas como a impostura, a hipocrisia e o medo. A comédia é a primeira montagem da da Cia. Baiuca, com direção, versão e adaptação de Maciel Silva.

O texto é inspirado na obra “O Inspetor Geral”, de autoria do russo Nikolai Gógol e satiriza a corrupção que tomava conta das províncias controladas pelo estado em 1836, ano de lançamento da peça, que continua mais atual do que nunca. Tanto que também é base dessa versão brasileira do espetáculo, com discussões sobre o suborno, a impunidade, a corrupção dos governantes, a malversação do dinheiro público e a insensibilidade dos poderosos diante da fome e da miséria do povo.

O Inspetor Geral do Brasil” acompanha a história de um prefeito de uma longínqua província rural brasileira, que recebe uma carta de um amigo da capital alertando-o sobre a possível visita de um inspetor geral, que tem o objetivo de fazer uma devassa na administração pública em um dos cantos dos mais remotos do país. Entretanto, o inspetor chegaria sem se fazer perceber, o que causa verdadeiro pânico no prefeito, seus assessores, administradores corruptos e explorados de seus governados.

Até que um forasteiro se hospeda no hotel da cidade, sem dizer a que veio e permanece ali. O fato acende a suspeita de que aquela figura é o tal inspetor secreto, o que posteriormente acaba se tornando uma certeza. Mas será que ele é mesmo essa temida figura?

A peça acaba trazendo à tona, um fator muito comum: que é ver alguém que está na cidade para agregar e contribuir, mas aos olhos alheios, mais parece uma pessoa que ameaça alguns mecanismos, que ainda que injustos, funcionam dentro da sociedade, colocando o espectador para refletir sobre o que é realmente correto e o que não é.

Bora dar risada e refletir um pouco sobre ‘o tal inspetor secreto’ junto com o Sobreviva?

ELENCO
Angela Valentin; Allexandre Romero; Aline Feitosa; Cynthia Azevedo; Gall Barros; Chico Garcia; Fernando Diniz; Felipe Pondé; Leonardo Tersino; Lucas Mantellato; Marina Honda; Renata Ohofugi; Vinicius Miura; Tomás Vasconcelos.

EQUIPE DE CRIAÇÃO
Direção – Maciel Silva
Concepção Cênica – Maciel Silva
Assistente de Direção – Pedro Vicente
Produção Executiva e Leis de Incentivo – Roberta Viana
Cenografia – Cia Baiuca
Iluminação – Pedro Vicente
Pesquisa de repertório e letra das canções – Cynthia Azevedo
Figurinos – Cia Baiuca
Realização e Produção –  Cia Baiuca e Grupo Botija

 

Serviço

Quando?

Quartas - de 14/08 à 11/09/2019

Onde?

Teatro Itália
Av. Ipiranga, 344 – Metrô República

Quanto Custa?

Inteira: R$ 50,00, Meia entrada –R$ 25,00 (estudantes idosos e promocionais)

Classificação:

14 anos

Sobre o autor

Nascida em João Pessoa-PB, mora em São Paulo desde pequena. Atriz, dubladora, poetisa e redatora, apaixonada por tudo que envolva arte: música, cinema, teatro, fotografia, pintura e escrita. "Meus versos são histórias de pessoas dessa cidade não tão cinza". (@poetisa_no_ar)

Comentários