Virada Sustentável: Cinesolar traz van para exibir filmes com energia solar na Avenida Paulista

Virada Sustentável: Cinesolar traz van para exibir filmes com energia solar na Avenida Paulista

Falta pouco para começar o maior festival de sustentabilidade do Brasil! A Virada Sustentável São Paulo ocorre entre os dias 22 e 25 de agosto, com todas as atrações gratuitas. Anote na agenda e prepare-se: este ano, mais de 600 atrações compõem o evento. E o Sobreviva está acompanhando de pertinho 😉

A Virada Sustentável é inspirada em eventos como Virada Cultural e Esportiva no quesito de organização – um mega festival que realiza diversos eventos em vários locais, de forma simultânea. Mas a semelhança acaba por aí: a Virada Sustentável é totalmente colaborativa. O evento nada mais é do que uma grande festa que envolve pessoas e organizações: órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades. O propósito, para todos os envolvidos, é tornar a sustentabilidade inspiradora para o público impactado.

 

Agora imagine um cinema em uma van que exibe filmes com energia solar.
Ele existe e vai estar na famosa Avenida Paulista.

 

Iniciativa brasileira, o cinema itinerante usa energia renovável para exibição de filmes e promove oficinas de audiovisual e sustentabilidade

No dia 25 de agosto, o Cinesolar, com patrocínio do Mercado Livre, através da Lei de Incentivo à Cultura, chega em São Paulo, com o objetivo de levar a sétima arte para a capital paulista. Esse tipo de cinema solar é pioneiro no Brasil e consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

A participação do Cinesolar, na 9ª edição da Virada Sustentável vai contar com a programação de uma oficina de sustentabilidade e sessões de curtas metragens, da 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A curadoria conta com exibições de dez filmes do gênero de ficção e animação.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões carentes da periferia do Brasil e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.

Programação Virada Sustentável 2019

SINOPSE
O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar. Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade através de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. O CINESOLAR conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamentos.

EVENTO
Educadores juntos com os participantes farão um grande painel de tecido usando técnicas de Grafite e estêncil com tintas e pigmentos naturais como urucum, cúrcuma, pós de café, beterraba, casca de cebola, terra e etc.. Haverá o artista plástico/ grafiteiro residente do CINESOLAR que orientará os grafites e pinturas.

ATIVIDADES
Oficina de Sustentabilidade + Sessão de Cinema

 

Vamos de Cinema & Sustentabilidade com o Sobreviva?

 

Serviço

Quando?

25/08/019 - Domingo

Onde?

Parque Mário Covas – Av. Paulista -1853.

Quanto Custa?

Gratuito

Mais Informações:

CURADORIA DE CURTAS METRAGENS

Filme: Menino da Gamboa
Diretor: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna
Ano: 2014
País: Brasil
Duração: 14 min
Gênero: Ficção

Filme: A Escola no Ensino Fenomenal
Diretor: Nélio Spréa
Ano: 2014
País: Brasil
Duração: 10 min
Gênero: Ficção

Filme: Bravura
Diretor: Giovanni Girardi e Flávio Tavares
Ano: 2014
País: Brasil
Duração: 4 min
Gênero: Animação

Filme: Vai que é tua Tafarinha
Diretor: George Augusto
Ano: 2015
País: Brasil
Duração: 5 min
Gênero: Ficção

Filme: Salu e o Cavalo Marinho
Diretor: Cecília da Fonte
Ano: 2014
País: Brasil
Duração: 14 min
Gênero: Animação

Filme: Dalivincasso
Diretor: Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório
Ano: 2014
País: Brasil
Duração: 11 min
Gênero: Animação

Filme: O Melhor Som do Mundo
Diretor: Pedro Paula de Andrade
Ano: 2015
País: Brasil
Duração: 13 min
Gênero: Ficção

Filme: Fábula de Vó Ita
Diretor: Joyce Prado e Thalita Oshiro
Ano: 2016
País: Brasil
Duração: 3 min
Gênero: Ficção

Filme: Os Segredos do Rio Grande
Diretor: Ana Lúcia Godoi
Ano: 2017
País: Brasil
Duração: 6 min
Gênero: Animação

Filme: Lá do Alto
Diretor: Luciano Vidigal
Ano: 2016
País: Brasil
Duração: 9 min
Gênero: Ficção

Sobre o autor

Nascida em João Pessoa-PB, mora em São Paulo desde pequena. Atriz, dubladora, poetisa e redatora, apaixonada por tudo que envolva arte: música, cinema, teatro, fotografia, pintura e escrita. "Meus versos são histórias de pessoas dessa cidade não tão cinza". (@poetisa_no_ar)

Comentários