Coutinho ganha mostra gratuita + sessão de filmes no Itaú Cultural

Coutinho ganha mostra gratuita + sessão de filmes no Itaú Cultural

Abertura da mostra contará também com lançamento de livro e palestra sobre o documentarista

A partir de hoje, 2 de outubro, o Itaú Cultural abre no seu piso térreo a Ocupação Eduardo Coutinho. A mostra contará a vida que gestou o artista homenageado, sua trajetória, processo de criação e principais obras. A curadoria é da equipe do instituto, formada pelos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Memória e Pesquisa, com curadoria do jornalista e pesquisador Carlos Alberto Mattos é realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), detentor do acervo do cineasta.


Lançamento do Livro
A abertura da mostra contará também com o lançamento do livro Sete Faces de Eduardo Coutinho, do próprio Carlos Alberto Mattos.

Curso
O Itaú Cultural preparou o cursoO cinema de Eduardo Coutinho’, a ser realizado no dia 07 de outubro, que permite ao público se aprofundar mais na produção e confecção cinematográfica do homenageado com uma mostra presencial de filmes e uma master class com João Moreira Salles. O curso acontece das 19h às 21h e possui 220 lugares, com ingressos a serem retirados na porta, por ordem de chegada.

Nos vários módulos da exposição, o visitante poderá explorar aspectos importantes do cinema de Coutinho, observa Mattos. “A potência da fala nos seus filmes baseados em conversas, por exemplo, ou o efeito da câmera sobre certos personagens. Ou ainda o permanente jogo entre verdade e representação na performance de quem se sentava diante dele numa filmagem”.

Exibição de Filmes

De 3 a 20 de outubro, a instituição faz uma pequena mostra online com três filmes de sua autoria, que acontecem sempre às terças-feiras de outubro e novembro. Além de trabalhos essenciais de sua carreira – e da própria cinematografia brasileira –, como Cabra Marcado para Morrer (1984), Santo Forte (1999) e Edifício Master (2002), a mostra conta com produções menos comentadas do documentarista, como suas realizações no campo da ficção.

Acesse a programação para saber mais sobre os filmes e sessões.

Serviço

Quando?

02 a 26 de outubro

Onde?

Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Acesso pela estação Brigadeiro, linha Verde Metrô

Quanto Custa?

GRÁTIS

Sobre o autor

Jornalista pela PUC-SP e autor do documentário "Pegadas da Lama", escreve sobre Cultura e Cidades. Apaixonado pelas lentes da fotografia e dos documentários, gosta de observar as pessoas, as relações, os prédios e as janelas. Sagitariano inquieto, está sempre indo e vindo por São Paulo em uma relação complexa para poucos caracteres.

Comentários