“Pavê” ou “Pacumê”? Festival inédito de Pavê vai adoçar São Paulo no dia 20 de outubro

“Pavê” ou “Pacumê”? Festival inédito de Pavê vai adoçar São Paulo no dia 20 de outubro

Quem nunca ouviu ou entrou na brincadeira quando se fala em pavê? O tradicional é “pavê” ou “pacomê” virou marca registrada deste clássico doce nacional. Para animar os paladares ávidos por novidades, o Espaço As Meninas Feiras e Eventos promoverá o 1° Festival do Pavê de SP no dia 20 de outubro (domingo), das 12h às 19h, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência – Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa.

Em paralelo, atendendo aos pedidos de bis dos “ratinhos” assumidos, acontecerá o 4° Festival do Queijo Canastra e também o 4° Festival do Hot Dog. Para ficar por dentro de tudo que terá no triplo evento e confirmar presença, basta acessar os links acima.

“É impressionante como os paulistanos amam pavê! E já que é assim, faremos um festival todo dedicado a essa gostosura. Sabiam que esse doce é brasileiro, mas teve inspiração francesa? Uma das histórias diz que o nome deriva da palavra pavage que significa pavimento, ou seja, montagem de pedras e concreto. Daí a associação com as camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa. Uma coisa é certa: tão gostoso tem que ser “pra comê”, e não somente “pra vê!”, comenta Elaine Vilela, sócia-proprietária d o Espaço As Meninas Feiras e Eventos.

Cardápio irresistível

É de encher os olhos e dar água na boca! Já confirmados: queijos canastra aromatizados, trufados e provolones do Cantinho de Minas; queijos canastra e parmesão da Queijaria Rocha; queijos trufados artesanal e azul do Empório e Café Santa Felicidade; queijos do Gosto da Roça; vários queijos artesanais e queijo pardim Alagoa do Mió do Queijo; queijos artesanais do Queijim pro 6; queijos diferenciados (fresco, meia cura, padrão, tranças e parmesão, entre outros) da Real Minas, do sul de MG; queijo meia cura, queijo Vialat, trança condimentada, queijo nozinho, queijo com goiabada, queijo provolone, requeijão de corte, queijo trufado e salame do Empório Sabor Divi no; queijos e doces do Trem Bom de Minas; queijos e azeite do Christophe e Zeide, entre outros. E ainda: comida síria; paella; bolinho de paella; massas; crepes; panquecas congeladas; hambúrguer; batata rösti com mais de 20 recheios, incluindo o vegetariano; lanche de costela desfiada; lanche de pernil; hot dog com diversos recheios; torresmo de rolo; salame e copa artesanal Garibaldi; porções de batata frita, batata smile, frango à passarinho e onion rings; pasteis assados com massa de ricota em vários sabores; manteigas artesanais; amendoim gourmet do Chef Allegro; Alho negro e produtos à base de alho negro (geleia, pimenta, pesto, chimichurri, sal, barrinha de cereais, etc.); pastas, mostarda de jabuticaba; temperos; pimentas, molhos, etc.

Para adoçar, os ansiados pavês em diversos sabores, como: chocolate, morango, Ninho com geleia de morango e pimenta, doce de leite com nozes, Sonho de Valsa, Bis, creme etc.,além de cannolis, tortas; donuts; mini churros, brigadeiros, bolos, brownie, doces mineiros, doce de leite Rocca, palha italiana, bombons de frutas; biscoitos amanteigados, biscoitos artesanais, raspadinha, geleias orgânicas, compostas, goiabada cascão, canudinho recheado com doce de leite, balas de coco caramelizadas, tiras de laranja cristalizadas, sorvetes e sorbets 100% naturais, além de a çaí e cupuaçu com frutas e coberturas. Para beber: cerveja El Bebedor, cerveja Back Draft, cerveja Ashby, cerveja Camilo’s, cerveja Madalena, vinho artesanal, vinho azul, cachaça artesanal Puro Desejo, cachaça artesanal da Fazendão e licores entre as opções.

Feira de variedades, esoterismo e boa música

Os apaixonados por boas compras sempre têm vez e poderão aproveitar para prestigiar artesãos e pequenos empreendedores na Feira de Variedades. Entre os produtos haverá semijoias, roupas, acessórios, diversos itens de moda, artesanato sírio, peças em argila, lingeries, peças em crochê e muito mais.

Para os amantes do esoterismo haverá leitura de tarot e venda de produtos e acessórios para proteção e bem estar. Na animação, não pode faltar música da melhor qualidade, com o festejado DJ das noites paulistanas Dinho Garcia.

Passar um fim de semana agradável

Ir ao festival será uma excelente oportunidade para almoçar, lanchar, descontrair, passar bons momentos com a família, encontrar amigos e fazer novas amizades.

Esse evento traduz bem um dos objetivos do Espaço As Meninas e da Charrua Produções Artísticas: promover um dia agradável o com o melhor da gastronomia, em ambiente acolhedor, amplo e com boa localização.

Responsabilidade Social
Mantendo a parceria de vários anos com o Centro de Convivência Início de Luz, que abriga uma creche, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a entidade sem fins lucrativos, qu e cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e do centro da capital paulista.

Selo Paixões Paulistanas

1° Festival do Pavê de SP, o 4° Festival do Queijo Canastra e o 4° Festival do Hot Dog do Espaço As Meninas têm a certificação dos eventos e ações idealizados sob medida para o gosto dos paulistas. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público da cidade de São Paulo e do interior. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão ao longo de 2019.

Serviço

Quando?

20 de outubro

Onde?

Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa (local coberto, amplo, climatizado, com acesso para cadeirantes)

Sobre o autor

Paulista da gema, jornalista formado pela UMESP que atua como assessor de imprensa. Amo a vida na cidade grande, mas também gosta da tranquilidade do campo. Cinéfilo, geek, amante de livros e das coisas que a natureza dá.

Comentários