Mutirão de pintura de carroças de catadores em SP com shows culturais

Mutirão de pintura de carroças de catadores em SP com shows culturais

Realizado em novembro na Barra Funda, evento conta ainda com presença de equipes médicas, odontológicas e apresentações culturais

Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito por catadoras e catadores de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realiza a 22a edição do Pimp My Carroça em Circuito. Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento é gratuito e acontece no dia 30/11, das 9h às 18h, na rua Gustav Willi Borghof, 450, no bairro da Barra Funda, em São Paulo.

Catadores e catadoras de São Paulo terão suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros convidados pelo projeto e irão receber também itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas refletivas, dentre outros. Durante a reforma, os catadores poderão participar de atendimentos saúde, bem-estar e beleza, além de prática de yoga e consulta veterinária para seus cachorros, tudo oferecido por instituições parceiras e voluntariado. Até os animais de estimação receberão atendimento veterinário.

O evento é aberto ao público em geral. Na data, quem comparecer, contará com apresentações de artistas como BNegão, Denise Alves, Lê Coelho e performances do Slam Resistência, além de food trucks com diferentes tipos de comida para os participantes. O evento contará também com pocket-show com o palhaço Gari Muccioloco e uma importante roda de conversa com os catadores e catadoras para debater um pouco mais sobre a profissão e seu dia-a-dia.

Segundo Carol Pires, coordenadora do projeto, a ideia central é promover um mutirão de melhorias e pintura das carroças utilizadas por catadoras e catadores. Estruturando uma oficina para a realização de serviços de funilaria e convidando artistas visuais que, por meio do graffiti, criam pinturas nas carroças para chamar a atenção das pessoas. “Queremos destacar a importância do trabalho realizado por esses catadores e catadoras. São eles que contribuem com o meio ambiente, promovem uma cidade mais limpa e aterros menos saturados”, explica ela.

Realizado com base nos modelos de mutirão e voluntariado, o Pimp My Carroça em Circuito acontece desde 2012 e já atendeu 684 catadores e catadoras, com a participação de 1.551 voluntários e 677 artistas. Ao todo, foram realizadas 21 edições em cidades como São Paulo, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Brasília, Bogotá, Medellín, Quito, dentre outras.

Para Fabiana da Silva, catadora e morada da Favela do Moinho, em São Paulo, o evento é uma oportunidade de ampliar a visibilidade dessa classe que, por vezes, é esquecida. “Conseguimos ver como está nossa saúde, porque nós catadores esquecemos muito da nossa saúde. Além disso é uma maneira de ajudar a arrumar nossas carroças, com o pouco valor que ganhamos por nosso serviço, não é fácil melhorar nosso objeto de trabalho.”, revela Fabiana.

“Decidimos fazer parte deste movimento porque acreditamos no poder transformador que ele tem na vida das pessoas. Enxergarmos a possibilidade de em conjunto com a galera do Pimp ampliar o conhecimento sobre o projeto. Queremos juntos e cada vez mais disseminar a mensagem da importância desses catadores e catadoras para o meio ambiente”, afirma Richard Lee, Head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Cervejaria Ambev, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC.

__________________________________

Reforma e Pintura de Carroças

Das 9h às 18h

 

Programação Cultural

9h – 16h: Recreação e oficinas para crianças.

9h – 10h:  Prática de ioga, com Druma Yoga

9h – 10h: Intervenção de Palhaço

10h20 – 10h50: Pocket-show do palhaço Gari Muccioloco

11h00 – 11h30 : Roda de conversa com catadoras e catadores

11h40 – 12h30: Intervenção Terrorismo Poético, Com Slam Resistência

12h50 – 13h40: Show de Denise Alves e MMoneis

14h – 16h: Show de Lê Coelho e banda

17h – 18h: Show do Bnegão

 

Atendimentos

9h-18h:  Atendimento odontológico, com Centro Acadêmico Odontologia da UNIP e Atendimentos de beleza e bem-estar

9h-17h: Atendimentos de Saúde, com a CSE Barra Funda

10h-18h: Atendimentos Veterinário, com Tobias Pet

10h-16h: Orientações sobre empreendedorismo, formalização e acesso a créditos, com o SEBRAE Móvel

 

Serviço

Quando?

30 de Novembro de 2019

Onde?

Rua Gustav Willi Borghof, 450, Barra Funda, São Paulo

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

Comentários