KISS em São Paulo: saiba 8 curiosidades sobre a banda

KISS em São Paulo: saiba 8 curiosidades sobre a banda

“You wanted the best… you got the best!” Essa frase, que é o nome de um dos álbuns ao vivo do KISS, foi usada pela produtora Mercury Concerts pra divulgar o show da banda novaiorquina em São Paulo no dia 16 de maio, em meio à última tour mundial que o grupo está fazendo desde o ano passado, já que decidiu se aposentar dos palcos. E essa frase de efeito é tão verdadeira que surtiu resultado: os ingressos para o show da banda na capital paulista já esgotaram meses antes da data! Isso significa que milhares de felizardos lotarão o Allianz Parque para ver Gene Simmons e companhia tocarem ao vivo pela última vez na cidade!

Porém, os fãs que não conseguiram ingressos para essa noite que será inesquecível não devem ficar desanimados: a cidade de Ribeirão Preto-SP, que fica apenas cerca de 315 Km distante da capital, vai receber o quarteto no dia seguinte, 17 de maio (domingo), na Arena Eurobike (Av. Costábile Romano, s/n – Ribeirão Preto-SP) – e para esse show ainda há ingressos à venda! Os interessados em dar “um pulo” em Ribeirão Preto pra ver o KISS pela última vez devem acessar o site da Ingresso Rápido (neste link) para comprarem seus ingressos.

Enquanto a aguardadíssima data da derradeira visita da banda ao Brasil não chega, vale a pena salientarmos algumas curiosidades que fazem do KISS uma banda única e um dos grupos mais idolatrados e peculiares da música.

Origem no fim de outra banda
No comecinho dos anos 70, havia uma banda chamada Wicked Lester que contava, entre outros membros, com Gene Simmons e Paul Stanley na formação, mas não chegou a lançar nenhum material oficial na época e se desfez em 1973. Com isso, Simmons e Stanley decidiram formar outra banda e recrutaram Peter Criss e Ace Frehley para a bateria e guitarra solo, respectivamente. Antes de escolher o nome KISS, a nova banda considerou as seguintes opções: Albatross, Rainbow, Crimson Harpoon e até Fuck (!!). Aliás, apesar de várias teorias sobre a motivação para o nome da banda circularem por aí, a considerada oficial diz que os integrantes queriam um nome simples, fácil de ser lembrado. Então, baseado num concurso de beijo que aconteceu em Nova Yorque, tiveram a ideia de colocar o nome que veio a ganhar o mundo.

Até hoje Frehley e Criss são, juntamente com Simmons e Stanley, considerados a formação clássica do KISS.

Wicked Lester, a banda em que Paul Stanley e Gene Simmons tocaram antes de formar o KISS

Com a maquiagem, cada integrante assume um personagem
Quando estão com suas respectivas maquiagens, os membros do KISS praticamente assumem personagens e ficam conhecidos também por apelidos específicos. Paul Stanley é “The Starchild”, Gene Simmons vira “The Demon”, Tommy Thayer ganha a alcunha de “The Spaceman” (apelido já atribuído também a Ace Frehley) e Eric Singer assume a identidade de “The Catman” (antes atribuída a Peter Criss).

KISS (Foto: divulgação)

Um vocalista/baixista muito peculiar…
O KISS já é uma banda que visualmente se destaca pelo modo dos integrantes se apresentarem ao público, com maquiagens inconfundíveis e roupas “extravagantes”. Mas o vocalista e baixista Gene Simmons – o The Demon – tem ainda mais características que fazem dele um personagem a parte no rock n’ roll: o baixo que Simmons usa tem o formato de um machado (e parece ser hiper pesado), sua língua é gigantesca (e ele faz questão de sempre mostrá-la nos shows) e, cena também bastante comum de se ver em apresentações da banda e vídeos promocionais, o baixista cospe fogo de verdade! Sim, Simmons conhece técnicas pirofágicas e sua labareda pode atingir mais de 4 metros de distância!

E tem mais: ao contrário do que muita gente pode pensar, Gene Simmons – que nasceu em Israel e cujo nome real é Chaim Witz – diz nunca ter consumido drogas, nunca ter fumado e nunca ter bebido álcool demais em toda a sua vida.

Gene Simmons e sua famosa língua (foto: noize.com.br)

Referências em filmes
Como é uma das maiores banda do rock do mundo, alguns filmes que abordam o tema fazem referência ao grupo novaiorquino. Um deles é “Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo” (1991), clássico dos anos 90. No final do filme, os protagonistas Bill Preston (Alex Winter) e Ted Logan (Keanu Reeves) aparecem tocando “God Gave Rock n’ Roll to You II” acompanhados de suas namoradas num concurso de bandas. Apesar da menção divertida no filme, o ano de 1991 foi marcado pela morte de Eric Carr, baterista do KISS na época.

Filme que não apenas fez uma homenagem, mas incluiu o KISS em seu roteiro e até deixou a banda aparecer em algumas cenas foi “Detroit Rock City – A Cidade do Rock”, lançado em 1999, porém ambientado nos anos 70. O divertido filme foi estrelado por Edward Furlong (o John Connor de “O Exterminador do Futuro II”) e sua sinopse oficial é esta: “Em 1978, quatro adolescentes embarcam numa louca aventura pelas estradas americanas rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir ao grandioso espetáculo”.

O KISS com os protagonistas de “Detroit Rock City” (divulgação)

O KISS já estrelou um filme sci-fi!!
Sim, é verdade! A obra chama “KISS contra o Fantasma do Parque”, foi lançada em 1978, e nela os membros da banda têm super poderes e combatem um cientista malvado(!!). Se liga na sinopse: “Quando um cientista louco tenta clonar humanos em robôs em seu laboratório num parque de diversões, utilizando um show do KISS para iniciar seu plano de dominação mundial, os roqueiros mascarados precisam usar seus poderes para impedi-lo”. Na história, Gene Simmons tem super força e cospe fogo, Paul Stanley pode atirar laser do olho direito (o que tem a estrela pintada), Ace Frehley atira laser e se teletransporta e Peter Criss tem super velocidade. Clique aqui para assistir um trailer promocional dessa pérola.

Cena de “KISS contra o Fantasma do Parque”

O KISS promove um cruzeiro repleto de rock n’ roll!
O KISS é uma das poucas bandas que pode se dar o luxo de promover um cruzeiro que passa dias no mar e conta com shows de convidados especiais, além do próprio grupo, é claro. Em 2019, por exemplo, The Darkness e Warrant foram duas das atrações do KISS Kruise. Neste ano, o cruzeiro mais famoso do rock chega à sua 10ª edição e já tem datas para acontecer: de 30 de outubro a 4 de novembro, com partida em Miami. Uma das bandas convidadas da vez é o Queensryche, mas outros convidados ainda devem ser anunciados para dividir o palco com a banda de Paul Stanley em alto mar.

Os preços da aventura marítima repleta de rock n’ roll neste ano ainda não foram divulgados, mas o cadastro para a pré-venda de ingressos já está ativo. Os fãs que tiverem interesse em mais informações podem acessar www.thekisskruise.com.

Uma das edições mais recentes do Kiss Kruise. Olha umas bandeiras do Brasil na plateia! (foto: thekisskruise.com)

Merchandising variadíssimo e bem inusitado
Outra característica que faz do KISS uma das bandas mais notáveis de todos os tempo é a variedade de material de merchandising oficial que o grupo possui. Desde os mais costumeiros, como camisetas, bonés, canecas, moletons, bandanas, copos, chaveiros, shapes de skate etc., até itens inusitados, como camisinhas e um caixão(!!). Sim, se você quiser, pode ser enterrado em um caixão do KISS!

Vale destacar também a variedade de roupa infantil temática que a banda oferece e as action figures muito bem elaboradas dos membros do grupo. Muitos desses itens você encontra na loja online oficial da banda: shopkissonline.com. Outros – como o caixão e as camisinhas – vale a pena fuçar a internet caso você realmente esteja afim de conferir.

Que tal ser enterrado num caixão oficial do KISS? (divulgação)

Show na telona pro mundo todo ver ao mesmo tempo!
Assim como outras bandas de fama mundial, o KISS já levou um show para as telonas de cinemas de todo o mundo. Foi em 2016, e as imagens da banda tocando ao vivo que fãs de vários países puderam ver – simultaneamente – foram da tour “KISS Rock Vegas”, que foi um sucesso. É claro que o Brasil não ficou de fora da exibição. Relembre um pouco da ocasião acessando esta matéria.

“KISS Rock Vegas” foi a tour da banda que ganhou os cinemas (divulgação)

E você, conhece mais alguma curiosidade sobre o KISS que não foi mencionada aqui? Divide com a gente!

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/01/kiss-em-sao-paulo-8-curiosidades-sobre-a-banda/" width="100%" count="off" num="5"]