Mostra exibe filmes que exaltam as artes marciais e lutas esportivas

Mostra exibe filmes que exaltam as artes marciais e lutas esportivas

Desde os princípios da civilização humana, o confronto corpo-a-corpo levou diferentes povos a desenvolverem e aperfeiçoarem métodos específicos de combate, utilizados para defesa pessoal e ataque e depois como instrumentos de condicionamento físico, tradição ritualística e entretenimento. Estes sistemas se tornaram as artes marciais, que, seja como esporte ou evento cultural, foram e ainda são extremamente populares e influentes.

No Brasil, quase 5 milhões de pessoas praticam algum tipo de arte marcial, e esse número cresce a cada ano. No cinema, as artes marciais encontraram um meio para promover diferentes estilos de luta e entreter e inspirar pessoas no mundo todo com histórias que mostram personagens capazes de lutar por seus sonhos e objetivos com as próprias mãos, pés, joelhos, cotovelos e cabeças – mesmo que vá doer um pouco. Com base nesses filmes cativantes, o Cinusp está apresentando até o dia 14 de fevereiro grandes obras do cinema de artes marciais na mostra “Eles que Lutem“.

Todos os filmes selecionados para a mostra são exibidos às 16h ou às 19h na Sala Cinusp Paulo Emílio (Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária), dentro da USP, na Zona Oeste da capital paulista. A entrada é franca.

Filmes premiados, como “Menina de Ouro” (vencedor de 4 Oscars) e “Touro Indomável” (que conquistou 2 Oscars); protagonizados por astros de Hollywood, como “O Grande Dragão Branco” (com Jean-Claude Van Damme) e “A Lenda do Mestre Invencível II” (com Jackie Chan); menos conhecidos, como “Maciste”; e até que têm fortes pitadas de comédia no roteiro, como “Kung-Fusão”, fazem parte das obras selecionadas para a mostra. Para conferir todos os filmes e suas respectivas datas e horários de exibição, basta acessar www.usp.br/cinusp.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários