Campanha de vacinação contra o sarampo acontece até março

Campanha de vacinação contra o sarampo acontece até março

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo está promovendo, desde segunda-feira (10/02) até o dia 13/03, a primeira etapa da Campanha Nacional de Sarampo para o público de 5 a 19 anos.

No mesmo período, a SMS intensificará a vacinação contra sarampo em pessoas de até 29 anos de idade e também contra febre amarela.A campanha contra febre amarela será realizada para todas as idades, conforme calendário de vacina. Atualmente, recomenda-se uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos de vida.

O Dia D de vacinação será amanhã (15/02). Clique aqui para consultar os postos volantes.

A vacina tríplice viral é aplicada nas crianças de 12 meses de idade em todos os postos de saúde. Para as crianças a partir de 15 meses, a segunda dose deverá ser aplicada a vacina Tetraviral, desde que já tenha recebido uma dose de tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias.

A recomendação atual é que as crianças a partir de 6 meses até 1 ano também sejam vacinadas. Esta dose não será considerada válida para o esquema de rotina. A criança deverá receber novamente a tríplice viral aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses de vida.

Os pais com filhos nessas idades devem levar a criança até uma unidade de saúde com a carteirinha para que um profissional habilitado verifique se há necessidade ou não de vacinação.

E vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Para pessoas de até 29 anos a orientação é a mesma: duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de de Saúde do município. Consulte neste link a Unidade de Saúde mais próxima de você para realizar a vacinação na cidade de São Paulo.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários