Quarentena em casa: coletivos se unem para criar programação cultural online

Quarentena em casa: coletivos se unem para criar programação cultural online

Preocupados com a situação que a sociedade brasileira vive atualmente, mais de trinta coletivos e ONGs de arte e cultura se uniram para lançar a ação Manifesta Arte em Rede, que acontecerá de 1º à 15 de abril, no Facebook e no Instagram, pelo endereço @manifestaarteemrede.

Ao todo são cerca de 200 profissionais que atuam na área cultural, reunidos para realizar uma ação virtual a fim de sensibilizar a população para a condição de quem tem menor poder aquisitivo e não tem sequer seus direitos básicos atendidos – pessoas que tiveram suas situações fortemente agravadas pela crise causada pelo Coronavírus.

Este grupo variado de artistas de diferentes linguagens se juntou, pois acredita na importância de fazer uso da arte para dialogar e conectar pessoas, reforçando a importância das manifestações artísticas neste momento tão complexo, atuando com questionamentos que se fazem necessários e também confortando quem já se encontra recluso, tentando despertar sentimentos positivos.

A ação Manifesta Arte em Rede vai lançar uma programação especial durante duas semanas com conteúdos online de cada um dos projetos envolvidos e pretende contar com apoio da população no que chamou de “chapéu on-line”, fazendo referência a uma prática da arte de rua onde se promove a parceria entre artista e público. O artista oferece sua arte e o público contribui de forma espontânea, pagando o quanto puder e quiser, criando um senso de comunidade e sinergia.

Além de conteúdos artísticos, a ação conta com uma consultoria jurídica da Nannini & Quintero Advogados Associados, que irá disponibilizar conteúdos atualizados sobre as Medidas Provisórias lançadas pelo Governo Federal, principalmente no que diz respeito a Leis Trabalhistas e como fica a situação a partir delas. Srão conteúdos claros, objetivos e atualizados, para sanar dúvidas frequentes.

E a população é convidada a colaborar com a ação pagando qualquer quantia em dinheiro através do link: vaka.me/955819. 80% do valor arrecadado será distribuído entre frentes que atuam com quem está mais vulnerável neste momento, como pessoas em situação de rua, indígenas e famílias periféricas. As organizações auxiliadas serão: Missão Belém, Arsenal da Esperança, Pastoral de Rua, Terra Indígena Jaraguá, Unas Heliópolis e Anjos da Sopa (Grande ABC).

A ação Manifesta Arte em Rede é formada por uma equipe plural e diversa, com artistas de linguagens como dança, circo, teatro infantil, teatro jovem e adulto, música, cultura popular, intervenção urbana, cinema, artes visuais, poesia, produção cultural, comunicação, consultoria jurídica, profissionais da educação e uma Organização Social sem Fins Lucrativos. O cartunista Laerte e grupos teatrais como a Trupe Dunavô (foto no topo da matéria), o Grupo Esparrama e o Circo di SóLadies são alguns dos participantes.

A programação completa da ação Manifesta Arte em Rede será lançada muito em breve. Para acompanhar a ação, acesse facebook.com/manifestaarteemrede ou instagram.com/manifestaemrede.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários