Especial Pinacoteca em casa

Especial Pinacoteca em casa

Seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19) a Pinacoteca de São Paulo estará fechada nos próximos 30 dias, e com isso a esposição OS GÊMEOS: Segredos, que abriria dia 28/03 foi adiada e quando possível será informada uma nova data de abertura.

Desde o dia 18/03 a Pinacoteca de São Paulo lançou uma programação pra lá de especial, como forma de de revisitar o acervo e nos fazer companhia enquanto estamos todos em casa!

Todos os dias pela manhã, eles postam uma obra da coleção no Instagram e contam um pouco mais sobre ela nas palavras dos curadores. Nos stories, revisitam as exposições, as memórias da Pina e as lembranças mais queridas e inusitadas dos visitantes.

A primeira obra retratada no #pinadecasa é a famosa “Leitura”, do artista brasileiro Almeida Júnior. Uma tela, pintada em 1892, que foi doada ao Estado de São Paulo pelo artista em homenagem a Cesário Motta Júnior, então secretário do interior. Com a doação, o artista quis enfatizar o empenho que o secretário exerceu no desenvolvimento da educação feminina em São Paulo.

A segunda obra retratada foi “São Paulo” (1924), de Tarsila do Amaral que foi adquirida pelo Governo de São Paulo em 1929. Na obra temos a representação do centro da capital paulista, com o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú.

Na terceira postagem, a obra escolhida foi “Coração Ferido” (1913), da pintora Nicota Bayeux. Natural da cidade de Campinas, interior de São Paulo, a artista viveu por muito tempo em Paris, local onde a obra “Coração Ferido” foi pintada, em 1913. Inicialmente a obra ganhou o título em francês “Coeur Meurtri”. ⠀

A última postagem foi do artista português Souza Pinto com a obra “Le baquet de bleu”, ou o “Balde de Anil” (1907), como ele viveu muito tempo na França a obra levou esse nome. Nas obras desse artista, vemos frequentemente retratados costumes da vida do campo, da França ou de Portugal, que eram muito apreciadas também pelo público brasileiro. Em 1912, pelo Governo do Estado de São Paulo, para a coleção da Pinacoteca.

Curtiu?
Então ativa as notificações e acompanhe a Pina pelo Instagram:
www.instagram.com/pinacotecasp⠀⠀

A Pina tem um recado pra você:
Não é porque estamos em casa que vamos ficar distantes!

#pinadecasa

Sobre o autor

Publicitário apaixonado por fotografia, viciado em algumas séries (não muitas) e com um gosto musical bem eclético, comer de tudo e não engordar me faz feliz!

Comentários