Prefeitura e Governo decretam estado de emergência por conta de Coronavírus

Prefeitura e Governo decretam estado de emergência por conta de Coronavírus

Hoje, 17 de março, a Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência no município para enfrentar a crise causada pelo Coronavírus. A medida tomada por Bruno Covas dispensa de licitação para compra de bens e serviços destinados ao enfrentamento do coronavírus e a possibilidade de requisitar bens e serviços de pessoas ou empresas, com posterior indenização. Além disso, abre a possibilidade de suspensão de serviços públicos, com resguardo para a manutenção integral das atividades consideradas essenciais.

Nos transportes públicos, o decreto estabelece oferta de álcool em gel nos terminais; orientação para que os motoristas e cobradores realizem a higienização das mãos a cada viagem; higienização dos veículos várias vezes durante o dia e suspensão do rodízio de veículos. Já no setor de educação, serão realizados mutirões de orientação aos responsáveis e alunos.

Para a saúde a prefeitura determinou a capacitação dos profissionais; realização de triagem nas unidades de saúde para identificação rápida dos casos de coronavírus; compra de equipamentos de proteção individual; ampliação do número de leitos para os casos mais graves; antecipação de vacinação contra a gripe e utilização, caso seja necessário, de equipamentos culturais, educacionais e esportivos para o atendimento de pacientes.

Canais telefônicos ou eletrônicos deverão ser colocados à disposição da população para reduzir o comparecimento às unidades de atendimento municipais.

O Governo do Estado também decretou estado emergência nesta manhã. Veja as recomendações: 

  • restringir em 30% a lotação de bares,  restaurantes e lanchonetes; 
  • fechar as academias; 
  • fechar lojas de Shopping, exceto supermercados e farmácias, praça de alimentação, devem observar a restrição de lotação e reduzir em 30% o horário de funcionamento;
  • não frequentar praia , lagoas, rios ou piscinas públicas;
  • suspender vôos e atração de cruzeiros com origem em estados e países com circulação do vírus; 

Com informações da Folha de S. Paulo

Sobre o autor

Paulista da gema, jornalista formado pela UMESP que atua como assessor de imprensa. Amo a vida na cidade grande, mas também gosta da tranquilidade do campo. Cinéfilo, geek, amante de livros e das coisas que a natureza dá.

Comentários