5 passos para ajudar a relaxar na pandemia

5 passos para ajudar a relaxar na pandemia

Com uma quantidade impressionante de novos casos e mortes por COVID-19 sendo relatados todos os dias, é fácil se impressionar com o estado atual das coisas. A alteração forçada de nossas rotinas diárias de trabalho e estudos, taxas de desemprego disparadas, o tédio em estar em casa são motivos de sobra. E o resultado é uma sensação de incerteza e desespero no que diz respeito ao novo coronavírus.
Estamos tomando medidas para proteger nossa saúde física contra o coronavírus, como usar máscaras de pano e distanciamento social, mas o que está sendo feito para garantir que nossa saúde mental também esteja em “boa forma”?

Ansiedade e estresse crônicos podem sufocar nossas emoções e comportamento, deixando-nos irritados, impacientes, menos entusiasmados com nossas vidas e deprimidos. O novo COVID-19 age como combustível que inflama todo esse fogo emocional.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o surto da doença causada pelo novo coronavírus pode ser estressante para as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e até em crianças. Em resumo: lidar com o estresse tornará você, as pessoas de quem gosta e sua comunidade mais fortes.

Durante um surto de doença infecciosa, os sintomas de estresse crônico podem incluir:

– Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos;
– Alterações no sono ou nos padrões alimentares;
– Dificuldade para dormir ou em se concentrar;
– Piora dos problemas crônicos de saúde;
– Piora das condições de saúde mental;
– Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas ou substâncias controladas.

Denny Heide, terapeuta do portal MeAstr(meuastro.com.br), acaba de retornar dos Estados Unidos, país que visitou no início da pandemia. O profissional defende que o uso de métodos simples devem ser prioridade para gerar mais conforto durante esses dias. “Criar uma agenda com atividades produtivas nos possibilita focar nossa mente e diminuir o estresse. Vale dividir o tempo de nosso dia em pequenos períodos com atividades como andar pela casa, relaxar, ler um livro, desligar a TV”, diz Denny.

Aqui estão 5 etapas simples que você pode utilizar para relaxar e alcançar uma maior sensação de calma durante esse período difícil da pandemia de coronavírus.

1- Respire
Se você está enfrentando estresse ou até mesmo um ataque de pânico, a sensação pode ser parecida a de ter as paredes se fechando. Cada segundo pode parecer uma eternidade e você não consegue respirar.
Alguns ataques de pânico são tão graves que exigem uma visita à sala de emergência. Mas é bom lembrar que isso é temporário. Então, vale tentar manter a calma e simplesmente respirar. Comece sentando-se com a coluna ereta, inspire para expandir a caixa torácica e expire lentamente. Esta é uma maneira de relaxar os músculos, reduzir a tensão e a probabilidade de dores musculares e nas costas.
Para manter sua mente sob controle, você pode se concentrar em uma palavra, um mantra ou até mesmo sua respiração. Sinta a respiração entrando pelas narinas e saindo pela boca. O que você está tentando fazer é focar em algo que não seja seus problemas. Faça isso por 10 a 20 minutos, duas vezes por dia. A respiração diagragmática, focada em encher o abdome de ar, é ainda mais eficaz.

2- Relaxe
Apenas relaxe! Já ouvimos isso milhões de vezes e é mais fácil falar do que fazer. O relaxamento é crucial para manter nossa saúde mental sob controle durante essa pandemia de coronavírus. Comece simplesmente sentado ou deitado, depois feche os olhos.
Este próximo passo parece tolo, mas é altamente eficaz na técnica de relaxamento. Tensione o rosto apertando os dentes e franzindo a testa por 5 segundos e solte-o. Em seguida, tensione os ombros trazendo-os até os ouvidos por 5 segundos e solte-os. Em seguida, tensione os músculos do braço, segure por 5 segundos e solte. Continue a apertar e soltar cada grupo de músculos até alcançar os dedos dos pés. Concentre-se na sensação de leveza do seu corpo agora ao sentir o estresse gradativamente desaparecer. Respire suavemente por alguns instantes e abra os olhos.

3- Visualize
Todos nós precisamos escapar da situação atual que o COVID-19 está nos trazendo, mesmo que seja apenas por cinco ou 10 minutos. Sente-se ou deite-se e feche os olhos. Agora, imagine que você está em um lugar que ama. Pode ser a praia, o seu restaurante favorito, as montanhas, a casa em que você cresceu, o seu parque favorito ou qualquer lugar que você goste. Respire lenta e profundamente ao imaginar o que vê, sente, ouve, prova e cheira em seu lugar especial. A visualização é sua aliada para o relaxamento.

4- Seja paciente
Viver durante o coronavírus é um território novo e desconhecido para todos nós. Nunca tivemos que lidar com uma situação como essa antes e realmente não existe um livro de regras sobre como melhor se adaptar. Seja paciente consigo e com todo o processo. É importante encontrar um método de relaxamento que funcione melhor para você continuamente, não apenas em períodos de incerteza. Relaxar regularmente pode dar a você um lugar interno calmo para voltar quando as coisas ficam difíceis.

5- Abra a mente para novas terapias
Ir além e aceitar novas terapias alternativas nesse momento pode ser fundamental. E é possível receber auxílio sem a necessidade de estar presencialmente em um consultório. Um exemplo é a técnica conhecida como Earth Connections, que é uma profunda imersão ao seu ser. “O processo todo acontece a partir da minha própria sensibilidade. A ideia é acessar e revelar as forças internas ocultas, mas que já estão à disposição de cada pessoa com o objetivo de ajudar a trilhar um caminho de vida com mais qualidade, autoconhecimento e assertividade”, revela Denny, terapeuta sensitivo que canalizou e utiliza a técnica terapêutica com clientes nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, a técnica está disponível online pelo portal meuastro.com.br

Sobre o autor

Paulista da gema, jornalista formado pela UMESP que atua como assessor de imprensa. Amo a vida na cidade grande, mas também gosta da tranquilidade do campo. Cinéfilo, geek, amante de livros e das coisas que a natureza dá.

Comentários