Mostra online sobre Vladimir Herzog celebra vida e obra do jornalista

Mostra online sobre Vladimir Herzog celebra vida e obra do jornalista

Fotografias, reportagens, documentos e correspondências. Mais de 1.700 itens ligados à trajetória pessoal e profissional do jornalista Vladimir Herzog (1937 – 1975) foram digitalizados e disponibilizados online para a versão virtual do Acervo Vladimir Herzog, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog (IVH) e lançada na última sexta-feira (26). O intuito da mostra online é celebrar o 83º aniversário que Vlado (como o jornalista também era conhecido) estaria completando se estivesse vivo.

Com apoio do Itaú Cultural (IC), o projeto conta à sociedade a história da vida e da obra do jornalista, indo muito além do cruel e polêmico episódio de sua morte.

Além da documentação pessoal preservada pela família, o site www.acervovladimirherzog.org.br (onde o acervo virtual está disponível) traz materiais (alguns inéditos) mapeados por pesquisadores em mais de 20 instituições e acervos públicos e privados. Segundo a equipe do IVH, estão disponíveis mais de mil fotografias, muitas delas registradas pelo próprio Vladimir Herzog como pesquisa documental para roteiros e reportagens; 78 matérias jornalísticas que escreveu e/ou editou ao longo da carreira; 131 periódicos da Revista Visão, da qual Vlado foi editor; mais de 60 cartas escritas por ele e/ou endereçadas a ele; e uma série inédita em parceria com o Museu da Pessoa, com 12 depoimentos de familiares e amigos do jornalista, entre eles a viúva Clarice Herzog, o cineasta João Batista de Andrade e o arquiteto Ruy Ohtake.

Vale lembrar que, entre agosto e outubro de 2019, a Ocupação Vladimir Herzog apresentou no Itaú Cultural a trajetória jornalística de Herzog e suas realizações no campo do audiovisual – uma de suas atividades prediletas. A mostra foi um sucesso de público, totalizando cerca de 98,5 mil visitantes.

Fonte: Itaú Cultural

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. Vive uma relação de amor e ódio com São Paulo. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários