Segurança no home office: veja como garantir a proteção dos seus dados

Segurança no home office: veja como garantir a proteção dos seus dados

Graças a quarentena causada pelo coronavírus, muita gente tem se adaptado ao trabalho e estudos via home office, que permite a continuação de algumas atividades mesmo com o isolamento social. 

Mas isso traz a dúvida, é realmente seguro manter os arquivos importantes de nosso trabalho em um computador pessoal? Nossa rede está preparada para lidar com ameaças externas que estão cada vez mais comuns?

Existem vários riscos associados ao trabalho digital, e diferentemente de ataques físicos, na internet estamos vulneráveis a ataques de qualquer região do mundo. A espionagem digital se tornou prática comum para roubar dados de empresas, e os programas de ransomware podem inutilizar todos os arquivos e exigir um pagamento como resgate. 

Mas não se preocupe, com esse artigo você aprenderá formas eficientes para proteger a integridade de seu computador. Se antigamente dependíamos de cadeados, cercas elétricas, e câmeras, hoje precisamos também de ferramentas digitais para transformar nosso home office em uma verdadeira fortaleza de segurança digital.

Protegendo a rede

Para começar, é preciso garantir que o acesso à internet de computador de trabalho seja feito através de uma rede segura e otimizada. O roteador age como um carteiro, que envia pacotes para o destino desejado e recebe pacotes para seu computador e portáteis, se o roteador não estiver seguro todo o tráfego pela rede pode ser interceptado por algum agente mal intencionado. 

Protegendo o roteador

A melhor proteção para a rede é acessar a internet através de um roteador VPN. Essa solução é muito eficiente pois é capaz de canalizar os dados por uma rede segura e criptografada, isso é, os dados passam a ser protegidos por uma senha matemática que não pode ser quebrada.

Se não conseguir acesso para configurar sua VPN, pode ser necessário resetar o roteador aos padrões de fábrica. 

Protegendo a rede Wi-Fi

Se o roteador está seguro, é importante evitar que desconhecidos consigam se conectar em sua rede. Para isso, é importante configurar corretamente o aparelho. Algumas dicas importantes são:

  • Selecione a opção WPA2-Pessoal, com AES como protocolo. Não use WEP ou WPA sempre que possível.
  • Desligue o recurso “WPS” – raramente usado, ele deixa seu roteador vulnerável à descoberta de senha por força bruta.
  • Procure gerar senhas que atendam: No mínimo 8 caracteres, algum símbolo especial (@,#,etc) e números. 

Uma dica boa é que palavras sem conexão separadas por hífen podem ser fáceis de lembrar e são bem seguras, por exemplo: “cavalo-verde-janeiro” é uma senha melhor que “miguel1990”

Protegendo o computador

Com a base de uma rede segura, o próximo passo é proteger o local onde os arquivos estão armazenados, senhas de login estão salvas, e o trabalho realmente acontece. 

Criptografia de dados

A criptografia, que já vimos no contexto do roteador, é a técnica que permite proteger dados através de um algoritmo matemático. Com ela, os arquivos estão protegidos pois sem sua senha é impossível decifrar o conteúdo, mesmo que ele tenha sido roubado e levado para outro computador. 

A boa notícia é que todo computador moderno já suporta essa técnica por padrão. Para ativar a criptografia em um pendrive ou disco rígido específico, usuários de Windows podem configurar o Bitlocker, que pode proteger o computador inteiro e todas as unidades externas conectadas.

No macOS, o sistema já criptografa todos os dados por padrão, mas é recomendável formatar pendrives usando o Disk Utility com o formato APFS e ligar a criptografia. Já no Linux, o disco rígido é protegido no momento da instalação do sistema, e o usuário pode usar o Gparted para proteger unidades externas. 

Anti-vírus e anti-malware 

Além de criptografar seus dados, você deve instruir os funcionários a sempre manter algum programa contra vírus ligado. Atualmente, esse tipo de software tem baixo impacto na performance, mas pode evitar muitas dores de cabeça ao prevenir ameaças conhecidas. 

Se o computador possuir o Windows 7, 8.1 ou 10, ativar o Windows Defender já é o suficiente. Para outros computadores, muitas alternativas estão disponíveis, e até mesmo as soluções gratuitas já oferecem uma boa segurança. 

Segurança dos dispositivos móveis

É cada vez mais frequente vermos profissionais abandonando o uso de computadores tradicionais em troca de smartphones e tablets por conta de sua versatilidade e preço. Esses aparelhos são uma alternativa extremamente útil para o home office, já que a maior parte das pessoas já os possuem em casa. Por isso, aqui vão algumas dicas: 

Atualização do sistema

Para todo dispositivo móvel é indispensável atualizar o sistema operacional para a versão mais recente. Isso porque nesses aparelhos as atualizações contém um conjunto de correções para as vulnerabilidades de segurança mais recentes. Em aparelhos que já não recebem atualizações devido ao tempo de uso, é importante atualizar individualmente cada aplicativo e redobrar os cuidados contra spam, sites maliciosos, aplicativos desconhecidos e outros ataques.

Root e jailbreak  

Jamais utilize smartphones com privilégios de root ativados. Essa técnica é utilizada para aumentar o controle sobre o dispositivo, muitas vezes feita para instalar aplicativos pirateados ou modificar a aparência do sistema, o problema é que esses dispositivos se tornam extremamente vulneráveis a diversos ataques e extração de dados. Do ponto de vista da segurança digital, esse tipo de técnica é considerada uma ofensa gravíssima.

Conclusão

Agora você já sabe como garantir a sua segurança digital durante a jornada de home office. Nunca devemos subestimar a importância da proteção de nossos dados, pois em um mundo conectado você está vulnerável à ataques constantemente. E é sempre melhor previnir do que remediar. Agora que já terminou de garantir a sua segurança durante a quarentena, confira um passeio virtual por São Paulo para se divertir dentro de casa. 

Sobre o autor

Publicitário apaixonado por fotografia, viciado em algumas séries (não muitas) e com um gosto musical bem eclético, comer de tudo e não engordar me faz feliz!

Comentários