Senac São Paulo realiza Conecta Escola Senac

Senac São Paulo realiza Conecta Escola Senac

Evento conta com bate-papos para conectar jovens com diversos profissionais, de cientista da Nasa à youtuber; Emicida também participa dialogando com alunos e professores.

Com o tema Tudo Junto e Misturado, a instituição realizará o Conecta Escola Senac ao Vivo . Gratuito e voltado para toda a família, o evento acontece entre os dias 15 a 18 de setembro no YouTube da instituição e vai discutir temas como a importância da escola, igualdade de gênero, sustentabilidade, entre outros.

A primeira edição 100% digital reunirá palestrantes em dimensões diferentes e conectadas entre si. Entre os nomes confirmados Raul Freitas, doutor em física aplicada, que vai mostrar como usar a física a favor da arte. Ele trabalha em um acelerador de partículas e tem colaborado para a restauração e preservação das obras de Cândido Portinari, no interior de São Paulo. Freitas vai contar como as ciências naturais contribuem para a preservação do patrimônio histórico e cultural.

E para mostrar que a ciência é para todos, haverá um bate papo com Rosaly Lopes, astrônoma e vulcanóloga que trabalha na NASA, na Califórnia, e estuda as condições habitáveis da lua Titã, em Saturno, além de Rômulo Neris, mestre em microbiologia que estuda a genética do coronavírus e suas mutações.

O matemático Luiz Fernando Gomes, de Recife, conta sua experiência no mundo das startups e como a escola pode desenvolver importantes competências para o mundo do trabalho. Marina Pianucci, que possui formação em administração e pós-graduação em negócios sustentáveis e realiza consultorias para empreendedorismo sustentável ambiental e social, vem reforçar que é possível aliar um projeto de vida a uma carreira promissora. Em um bate-papo com Audino Vilão, de apenas 18 anos, poderemos conhecer o youtuber que mistura filosofia, gírias da periferia de São Paulo e reflexões sobre as realidades dos jovens no Brasil no seu canal no YouTube.

E como ninguém deve ficar de fora da revolução tecnológica, o evento conta ainda com nomes como Camila Achutti, programadora, empresária e voz forte para o movimento de igualdade de gênero na área de tecnologia. A designer de games Bia Nascimento vai falar de empatia, mostrando o amplo campo de jogos acessíveis, conectando o conhecimento com importantes habilidades socioemocionais.

Presença certa nas playlists dos alunos do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, e também conectado com causas que chamam atenção dos estudantes, o cantor, compositor e empresário Emicida é quem encerra o evento em um papo sobre o papel da educação e também da juventude na construção do futuro.

A proposta é apresentar a visão que o Senac São Paulo tem para a atuação desse nível de ensino, conectando o evento à proposta pedagógica do curso com as áreas de atuação profissional e de formação técnica em administração, informática e multimídia.

“Acreditamos que essa versão remota traz novos desafios, mas também muitas oportunidades, como a possibilidade de nos conectarmos com pessoas que não poderíamos se fosse presencial em nossas unidades”, comenta Melina Garcia Cunha Sanjar, gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.
 
Programação completa

Bate-papo: Da Física aos Bens Culturais: a ciência em um acelerador de partículas
Data: 15/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Palestrantes: Raul Freitas, Jade Xavier, Talita Sanchez

Bate-papo: Meu Trabalho é Garantir o Futuro do Planeta
Data: 15/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Palestrantes: Marina Pianucci, Jorge Henrique Nicareta Rosa, Hector Barros

Bate-papo: Como Conquistei o meu Espaço na Ciência
Data: 16/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Palestrantes: Rosaly Lopes, Rômulo Neris, Raphael de Souza Silveiras, Gisele Maciel Boiago

Bate-papo: Ninguém vai Ficar de Fora da Revolução Tecnológica
Data: 16/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Palestrantes: Camila Achutti, Louise Marinho Costa de Assis, Amanda Frotscher Ramalho
 
Bate-papo: O que se Espera no Trabalho e que se Aprende na Escola
Data: 17/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Palestrantes: Luiz Fernando Gomes, Thaís Góes, Fernanda Yamamoto

Bate-papo: A Empatia é a Regra do Jogo
Data: 17/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Palestrantes: Bianca Nascimento, José Carlos Libardi Jr, Mirela Terce, Maria Fernanda Cavassani

Bate-papo: V1DA LOK4 é Filosofar e Achar o seu Espaço
Data: 18/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Palestrantes: Audino Vilão, Renata Barboza Rodrigues, Viviane dos Santos Dias, Giovana da Silva Ruzene

Bate-papo: Todo Mundo Junto e Misturado​
Data: 18/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Palestrantes: Emicida, João Luiz Marcelino Ribeiro, Thiago Reis, Fernanda de Souza Pinto da Silva

Sobre o autor

Paulista da gema, jornalista formado pela UMESP que atua como assessor de imprensa. Amo a vida na cidade grande, mas também gosta da tranquilidade do campo. Cinéfilo, geek, amante de livros e das coisas que a natureza dá.

Comentários