Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema ‘Liberdade e Democracia’

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema ‘Liberdade e Democracia’

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de gerações e escolas diversas

A Exposição na Paulista, que tradicionalmente acontecia em maio em celebração ao dia do Trabalho, esse ano foi transferida para o mês de outubro, por conta da pandemia da Covid-19, com o tema “Liberdade e Democracia”. A exposição começou em 16 de outubro e seguirá até 16 de novembro de 2020.

“A exposição ‘Liberdade e Democracia’ é uma resposta contundente da cultura a um dos momentos mais difíceis de nossa história. Primeiro pelo tema tão fundamental nestes dias incertos. E também pela realização de um evento patrocinado de grande porte em meio à pandemia, por suas características de visualização em movimento, sem concentrações de pessoas. Sua realização por si só é uma vitória”, declara André Guimarães, da Maná Produções, que coordena o evento.

A sexta edição trará 20 painéis de 18 artistas, sob a curadoria artística de Fernando Costa Netto, da DOC Galeria. As obras trarão diferentes leituras sobre a importância da liberdade e da democracia para a vida, a saúde, a educação, a cidadania e a igualdade social. Uma das maiores exposições ao ar livre do mundo ocupará um quilômetro da ciclovia da principal via da cidade, a Avenida Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.

Nesta edição reunimos esse grupo de artistas para que cada um ressignifique o tema, que é sobre os nossos direitos básicos da Liberdade e Democracia, palavras que até outro dia estavam consolidadas, mas hoje voltaram a ser questionadas pelos que hoje estão no poder”, diz o curador, que finaliza: “São Paulo é um bastião de resistência. Nossa cidade não se cala”.

Confira o vídeo de divulgação:

As cinco edições anteriores da grande Exposição de Maio na Paulista apresentaram os temas  “30 Anos de Redemocratização do Brasil” (2015); “100 Anos do Samba” (2016); “17 Objetivos para Transformar o Mundo” (2017); “A Quarta Revolução Industrial” (2018) e “DIREITO DO AVESSO | AVESSO DO DIREITO” (2019).

A transferência da Exposição na Paulista para outubro não foi uma opção, mas acabou ajustando-se perfeitamente ao tema desta quinta edição, Liberdade e Democracia, que enfrentam um momento conturbado no Brasil, acentuado pela pandemia. Ataques a instituições democráticas, a retirada de recursos da educação e da cultura e a falta de apoio ao trabalhador em meio à crise atual precisam ser combatidas.

Não importa o governo de plantão. A construção de uma democracia é um trabalho árduo e demorado. Tarefa que nós brasileiros soubemos muito bem construir ao longo de todos esses anos. Antes de ser de esquerda ou de direita, temos que ser democratas e lutar pela liberdade”, reitera o Secretário de Organização e Políticas Sindicais Francisco Pereira de Sousa Filho, o Chiquinho.

Ficha Técnica
Realização:
UGT – União Geral dos Trabalhadores
Presidente: Ricardo Patah
Secretário de Organização e Políticas Sindicais: Francisco Pereira de Sousa
Criação, planejamento e produção: André Guimarães – Maná Produções, Comunicação e Eventos
Curadoria: Fernando Costa Netto – DOC Galeria  

Serviço:
Exposição na Paulista – Liberdade e Democracia
Ciclovia da Av. Paulista, entre Rua Augusta e Al. Campinas
De 16 de outubro a 16 de novembro de 2020

Gratuito
*Obra da imagem de capa: Rico Lins

Sobre o autor

Publicitário apaixonado por fotografia, viciado em algumas séries (não muitas) e com um gosto musical bem eclético, comer de tudo e não engordar me faz feliz!

Comentários