MC Carol e KL Jay, do Racionais MC’s, são os convidados da próxima edição do Seguindo a Canção

MC Carol e KL Jay, do Racionais MC’s, são os convidados da próxima edição do Seguindo a Canção

A conversa terá mediação de Renato Pellizari – professor de história do Descomplica – e será disponibilizada no Youtube dia 18 de outubro, domingo, 20h

Casa Natura Musical e a  Faculdade Descomplica lançam no dia 18 de outubro, domingo, 20h, no Youtube da Faculdade Descomplica, o terceiro episódio da série Seguindo a Canção, com a participação da funkeira MC Carol e KL Jay – DJ do grupo Racionais MC’s, mediados pelo professor de história do Descomplica e um dos grandes embaixadores da EdTech, Renato Pellizari. O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo técnico e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas mediados por um dos principais nomes do Descomplica, apresentando algumas de suas principais canções e reverenciando músicas que marcaram a história do país – Já foram promovidos encontros virtuais entre Mc Tha e Leci Brandão e Zélia Duncan com Liniker.

O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, mas a ideia é que as trocas musicais e de histórias inspiracionais aconteçam de maneira fluida e acabem levando a audiência por uma viagem pela cultura e contexto político de outras épocas e pelas mais diferentes regiões e realidades sociais. Além disso, outros temas extremamente atuais que são debatidos no programa estarão presentes na ação de outubro, tais como: o debate sobre o racismo, a gordofobia, o machismo e a LGBTQfobia. Cultura e educação se unem para tornar a discussão ainda mais relevante.

Nesta edição, a conversa será em torno de Zé do Caroço, clássico do samba composto por Leci Brandão em 1978. O verso que norteia a conversa é “está nascendo um novo líder”, gancho utilizado para que os artistas conversem sobre a ligação do samba com o funk e o rap; as periferias de São Paulo e Niterói; gêneros musicais interseccionados com o samba; o preconceito musical numa esfera ampla e dentro da própria família; subgêneros do rap, como o trap e o grime, entre outros assuntos.

MC Carol aproveita para apresentar algumas de suas músicas centradas no funk (Minha Vó Tá Maluca e Meu Namorado é Maior Otário) e no rap (Não Foi Cabral100% Feminista e Delação Premiada, seu primeiro rap). KL Jay conta sobre as denúncias dos Racionais MC’s quanto a realidade da periferia paulistana dos anos 90 e como eles e outros artistas do rap nacional foram por muito tempo associados ao crime pela imprensa.

A perseguição pública em relação aos bailes funks, camadas sociais do país que foram atingidas pelo gênero, o movimento Vidas Negras Importam no Brasil e no mundo, as tentativas de criminalização do rap, samba e funk e o cenário geral desses movimentos foram temas abordados na conversa, além das pautas defendidas com frequência pelos artistas, como a luta contra a gordofobia, o anti-machismo e antirracismo.

“Nesta primeira temporada do Seguindo a Canção, trouxemos o diálogo entre artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, que têm em comum a busca por igualdade e diversidade em seus discursos e através de suas obras”, conta Michelly Mury, responsável pela curadoria do projeto.

Sobre o autor

Publicitário apaixonado por fotografia, viciado em algumas séries (não muitas) e com um gosto musical bem eclético, comer de tudo e não engordar me faz feliz!

Comentários